Miranda do Douro: Inauguração das obras de requalificação da Igreja da Misericórdia

Em Miranda do Douro, foram inauguradas no Domingo, dia 23 de março, as obras de requalificação da igreja da misericórdia (século XVI(, numa cerimónia que contou com a presença do bispo de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida, por ocasião da sua visita pastoral.

A cerimónia de inauguração foi presidida por Luís Tomé, provedor da Misericórdia de Miranda do Douro.

O novo Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Miranda do Douro (SCMMD), Luís Tomé, explicou que as obras de recuperação e conservação da igreja da Misericórdia, foram financiadas pelo Fundo Rainha Dona Leonor, uma medida criada pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a União das Misericórdias Portuguesas, para a recuperação do património histórico das instituições.

“A verba recebida pelo Fundo Rainha Dona Leonor destinou-se à mudança do telhado e à limpeza e pintura das fachadas da igreja da Misericórdia. Já as obras interiores, de limpeza e pintura das paredes interiores, assim como a instalação de nova iluminação e a limpeza e conservação dos altares foram financiadas pela SCMMD”, disse.

Fundo Rainha Dona Leonor já apoiou 142 instituições, de norte a sul do país, num valor superior a 23 milhões de euros.

Em Portugal, a primeira misericórdia surgiu a 15 de agosto de 1498, em Lisboa, graças à especial intervenção da Rainha Dona Leonor. Seguiu-se depois a criação de outras misericórdias por todo o país.

Em Miranda do Douro, a Santa Casa da Misericórdia (SCMMD) foi fundada em 1557, por iniciativa do 2º Bispo de Miranda, Dom Rodrigo de Carvalho, que dirigiu a diocese entre 1556 e 1559.

A inauguração da agora requalificada igreja da Misericórdia, em Miranda do Douro, contou com a presença de várias personalidades, entre as quais: o bispo de Bragança-Miranda, Dom Nuno Almeida, que está a realizar a visita pastoral; a administradora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Angela Guerra; a presidente do Município de Miranda do Douro, Helena Barril e de vários representantes das misericórdias portuguesas e autarcas.

“Em Miranda do Douro, a igreja da Misericórdia é o local de cerimónias como a investidura dos Irmãos da SCMMD, a procissão da Bênção dos Ramos e a Missa dos Cravos”, indicam. 

Atuamente, a Santa Casa da Misericórdia de Miranda do Douro (SCMMD) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que presta várias respostas sociais: a Unidade de Cuidados Continuados Integrados, o Lar de Nosso Senhor da Misericórdia, o Serviço de Apoio Domiciliário e o Centro Infantil Menino Jesus da Cartolinha, em Miranda do Douro. Nas localidades de Duas Igrejas e em Palaçoulo, a SCMMD tutela o Lar de Nossa Senhora do Monte e o Lar de São Miguel, respetivamente.

HA

Deixe um comentário