Mogadouro: Freguesias recebem ações de sensibilização sobre o projeto “Radar Social”
De 18 de março até 15 de abril, o município de Mogadouro está a realizar ações de sensibilização, nas 21 freguesias do concelho, sobre o projeto “Radar Social”, que consiste na georeferenciação e identificação de pessoas e famílias, que possam está a viver em situações de exclusão social, isolamento, pobreza e que precisam de apoio.

O projeto Radar Social resulta da candidatura do município de Mogadouro ao Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) e tem como finalidade fortalecer a rede de apoio social no concelho.
Os destinatários do projeto são as pessoas, famílias ou grupos em situação de vulnerabilidade social, incluindo as pessoas em situação de risco de pobreza, exclusão social ou discriminação.
O trabalho de identificação das pessoas, famílias e grupos que vivem em situações de carência é feito em articulação com outras entidades do concelho, como o gabinete de ação social do município, as juntas de freguesia, o centro de saúde, os lares, os bombeiros e a GNR.
Entre vários sinais de vulnerabilidade social, indicam-se o isolamento/solidão, a dificuldade em realizar a higiene pessoal, a carência económica e alimentar e a necessidade de cuidados de saúde.
No concelho de Mogadouro, as ações de sensibilização sobre o “Radar Social” iniciaram-se no dia 18 de março, nas localidades de Azinhoso e Sampaio.
Até ao dia 15 de abril, estão programadas sessões de esclarecimento em todas as localidades do concelho de Mogadouro.
HA