Vimioso: Empresas recebem apoio à criação de emprego
Até 15 de abril de 2025, as micro e pequenas empresas do concelho de Vimioso têm a possibilidade de candidatar-se ao programa “Apoio à Criação de Emprego e Microempreendedorismo”, que com uma taxa de financiamento de 75%, pretende promover a modernização da atividade empresarial e apoiar a criação de novos postos de trabalho.

Em Vimioso, a sessão de apresentação do programa decorreu na tarde de 18 de março, na sala de formação da Casa da Cultura e foi ministrada pela CoraNE – Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina.
A coordenadora da CoraNE, Luísa Pires, explicou que esta medida destina-se às micro e pequenas empresas que tenham a contabilidade organizada, não estejam com salários em atraso, entre outras condições que podem ser consultadas no aviso.
As empresas elegíveis para este programa são: o comércio; alojamento e restauração; construção; educação; atividades de saúde e apoio social; indústrias transformadoras; indústrias extrativas; e as atividades artísticas, de espetáculos, desportivas e recreativas.
«O programa de “Apoio à criação de Emprego e Microempreendedorismo” visa incentivar a criação de emprego permanente e a tempo inteiro, fomentando a inclusão de grupos desfavorecidos e contribuir para a coesão territorial, com um enfoque especial em territórios de baixa densidade populacional, como são os concelhos da Terra Fria Transmontana”, pode ler-se.
O programa “Apoio à criação de Emprego e Microempreendedorismo” prevê uma taxa de financiamento de 75%.
Na criação de novos postos de trabalho, os destinatários elegíveis são: as pessoas que se encontrem à procura de emprego à data da celebração do contrato, desde que celebrado após a submissão da candidatura; os jovens; os desempregados de longa duração ou pessoas inativas ; e as pessoas que se queiram deslocar para os territórios de baixa densidade populacional para trabalhar.
Segundo o aviso do programa, na criação de novos postos de trabalho, os contratos devem ser sem termo e a tempo inteiro, associados à expansão de empresas já existentes; são também elegíveis, os contratos sem termo e a tempo inteiro, em entidades da economia social. Em ambos os casos, são elegíveis até três contratações de recursos humanos.
As empresas que pretendam saber mais sobre o programa e apresentar uma candidatura devem contatar a CoraNE – Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina, através do email: terrafria@corane.pt; telefone: 273 332 925.
A CoraNE intervém nos concelhos de Bragança, Miranda do Douro, Vimioso e Vinhais, a designada região da Terra Fria Transmontana.
HA