Vimioso: Candidaturas ao Pedido Único (PU) preveem um aumento do rendimento dos agricultores
O Centro de Gestão de Empresas Agrícolas Vimiosense (CGEAV) está a apoiar os cerca de 300 agricultores associados, na submissão das candidaturas ao Pedido Único (PU), até 15 de maio, um apoio financeiro que este ano prevê aumentar o rendimento para o setor agropecuário.

No corrente ano, devido à reprogramação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), prevê-se um aumento no rendimento dos agricultores portugueses, dado que o valor base do apoio vai passar dos 82 euros por hectare – inicialmente previstos – para 126 euros por hectare, já a partir deste Pedido Único (PU) de 2025.
De acordo com Isabel Padrão, do Centro de Gestão de Empresas Agrícolas Vimosense (CGEAV), a reprogramação do PEPAC implicou a transferência dos regimes ecológicos da Agricultura Biológica (Conversão e Manutenção) e Produção Integrada (PRODI) – Culturas Agrícolas.
«Estes regimes deixam de ser regimes ecológicos e passam a ser intervenções agroambientais e climáticas, com compromissos plurianuais, sendo que houve um reforço das dotações financeiras de vários regimes ecológicos, de forma a responder à elevada adesão dos agricultores, nomeadamente, nas seguintes intervenções: “Gestão do solo – Maneio da pastagem permanente”; “Melhorar a eficiência alimentar animal para reduzir as emissões de GEE”; “Bem-estar animal e Uso racional de antimicrobianos”; “Práticas promotoras da biodiversidade”», explicou.
A reprogramação do PEPAC reforça também os montantes destinados aos jovens agricultores, para quase o dobro.
“O apoio financeiro a conceder assume a forma de montante fixo no valor de 25 mil euros, no caso do jovem agricultor se instalar em regime de exclusividade. A este montante acresce 5 mil euros, caso a exploração do jovem agricultor se localize em territórios vulneráveis”, indicou.
O Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, afirmou que «com todas estas medidas, teremos uma implementação da Política Agrícola Comum (PAC) mais equilibrada, com maior rendimento para os agricultores, que promove a renovação geracional, assegurando o aproveitamento completo dos recursos disponíveis sem perder um único cêntimo».
A apresentação do Pedido Único (PU) 2025 pode ser efetuada diretamente pelo Beneficiário, na Área Reservada do Portal do Instituto de Financiamenro da Agricultura e Pescas (IFAP, I.P.), em O Meu Processo» Candidaturas» Pedido Único (PU)» Entregar/Alterar/Consultar, ou através das Entidades Reconhecidas para o efeito.
Aos agricultores é recomendado que verifiquem previamente se a sua informação de Beneficiário (IB) e da sua Exploração, nomeadamente as suas parcelas (SIP) e os seus animais (SNIRA), se aplicável, está atualizada nas bases de dados do IFAP.
O IFAP apela aos agrciltores que entregue o seu pedido o mais cedo possível, para evitar congestionamentos no final do prazo e eventuais penalizações por entrega tardia.
Para mais informações, consulte a página do Pedido Único disponível no Portal do IFAP.
HA