Mogadouro: 60 jovens universitários animam as instituições do concelho
Mogadouro acolhe pelo segundo ano consecutivo, 60 jovens universitários da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), no âmbito do projeto católico “Missão País”, uma iniciativa que tem como finalidade dar a conhecer aos jovens universitários a realidade social de Portugal, através de uma semana de voluntariado e apostolado.

Em 2025, o projeto católico de universitários ‘Missão País’, tem como lema “Não se perturbe o vosso coração” e envolve a participação de quatro mil e 200 participantes, de 60 faculdades.
Cada missão é composta por jovens missionários, vários chefes e um padre ou assistente espiritual.
Em Mogadouro, os chefes-gerais da Missão País, são os jovens Telma Nogueira e Duarte, que informaram que este projeto católico, tem como finalidade ensinar os jovens a pôr-se ao serviço de quem mais precisa e participar ativamente na vida da igreja local.
“A Missão País mostra-nos que nós, os jovens, podemos fazer a diferença e melhorar a vida das outras pessoas, com simples ações como ouvir o que têm para dizer ou participar e animar a eucaristia”, disseram Telma e Duarte.
Estes dois responsáveis pela Missão País têm ainda a responsabilidade acrescida de organizar a logística, programar as ações de diárias de cada grupo de voluntários e estabelecer os contatos com as instituições do concelho.
Em Bemposta, a diretora técnica do Centro Social e Paroquial de Bemposta, Sofia Martins, realçou que a visita dos jovens voluntários foi muito bem acolhida pelas pessoas idosas, que vivem nesta instituição de solidariedade social.
“A visita dos jovens voluntários, com a sua alegria e atenção aos mais idosos, tornaram esta jornada um dia de festa! O dia começou com a apresentação dos jovens aos utentes e às funcionárias do lar. Seguiu-se uma aula improvisada de música e ginástica. Depois, os voluntários ajudaram na visita aos domicílios e na entrega dos almoços. E à tarde, celebrou-se a eucaristia dedicada ao Dia Mundial do Doente”, descreveu.
Por sua vez, o padre Pedro Samões, pároco da comunidade de Bemposta, também recebeu entusiasticamente a visita dos jovens católicos.
“Em terras distantes e despovoadas como Trás-os-Montes é sempre bom receber a visita de jovens, que trazem alegria e novas maneiras de partilhar a vida e e fé”, disse o pároco local.
Do lado dos universitários, o estudante na Universidade do Porto (FEUP), Manuel Martins, revelou que está a participar pela primeira vez no projeto católico “Missão País”.

“Juntamente com outros 60 colegas da faculdade de medicina do Porto (FMUP) estamos a realizar uma semana de voluntariado no concelho de Mogadouro. Durante esta estadia, temos a oportunidade de conhecer de perto a realidade desta região. Aqui, no concelho de Mogadouro, verificámos que as localidades estão mais despovoadas e a maioria da população é envelhecida. Por isso, ao meu grupo coube-nos ajudar no lar de idosos de Bemposta e animar as comunidades de Urrós e Travanca”, disse.
Em todo o concelho de Mogadouro, há outros grupos de voluntários da “Missão País”, que estão a visitar e ajudar noutras instituições como as creches, o Agrupamento de Escolas de Mogadouro (AEM) e em lares de idosos.
No decorrer da semana, a par do voluntariado, os jovens voluntários dedicam-se a outras atividades, com destaque para os momentos de oração e a participação diária na eucaristia.

Neste âmbito, o assistente espiritual da Missão País, em Mogadouro, o jovem padre Luís Gonçalves, indicou que o projeto inclui momentos de de oração, de formação e participação nos sacramentos da eucaristia e da santa unção aos doentes.
“Para os jovens, esta experiência de voluntariado reforça os laços de amizade entre eles e dá-lhes o sentido de pertença a uma comunidade mais alargada que é a igreja”, acrescentou.
A Missão País, em Mogadouro, decorre até Domingo, dia 16 de fevereiro. No serão sábado, dia 15, os jovens missionários vão presentear a população de Mogadouro, com uma peça de teatro, às 21h00, na casa da cultura.
Finalmente, no Domingo, dia 16 de fevereiro, a Missão País 2025 encerra com a celebração da eucaristia, na igreja matriz de Mogadouro, às 11h00.









HA