Algoso: “A formação bíblica visa um maior conhecimento e comunhão com Deus” – Frei Hermano Filipe
No âmbito da visita pastoral do bispo, Dom Nuno Almeida, à Unidade Pastoral de Nossa Senhora da Visitação está a realizar-se em Algoso, de 21 a 24 de janeiro, uma formação bíblica, orientada pelo franciscano capuchinho, frei Hermano Filipe.
A formação dedicada ao estudo da Bíblia decorre na sede da freguesia de Algoso, entre as 16h00 e as 18h00 e reune diariamente cerca de 30 pessoas das localidades de Algoso, Vale de Algoso, Campo de Víboras, Uva e Mora.
O formador, Frei Hermano Filipe, da ordem dos Franciscanos Capuchinhos explicou que a Sagrada Escritura, isto é, a Bíblia é a principal fonte da revelação de Deus. Sobre a pertinência da formação bíblica nas comunidades rurais, o religioso indicou que toda a formação cristã visa ajudar os crentes a uma maior comunhão com Deus.
“Esta formação não é apenas uma apreensão intelectual de conteúdos sobre a Bíblia. É também um meio para que, através da leitura e meditação dos livros da Bíblia, os crentes possam aprofundar o conhecimento de Deus e da própria vida”, justificou.
Sobre o programa do curso bíblico, Frei Hermano Filipe, revelou que esta formação é uma introdução à Bíblia e ao longo das quatro sessões vai ser feito um percurso histórico desde o Antigo até ao Novo Testamento.
“A Bíblia é o livro do povo de Deus e é um livro que nos ajuda a conhecer o Filho de Deus, Jesus Cristo. Com o Concílio Vaticano II, a Igreja Católica concluiu que a Bíblia não é um património exclusivo dos padres e religioso(a)s, mas deve estar ao alcance e compreensão de todos os cristãos”, disse.
Dado que neste ano ano jubilar, a liturgia é marcada pelos textos do Evangelho segundo São Lucas, na terceira sessão, a 23 de janeiro, a formação é dedicada a este evangelista.
No quarto e último dia do curso bíblico, Frei Hermano Filipe, vai ensinar os participantes em Algoso, a fazer uma leitura orante da Bíblia.
“Com os textos de São Lucas, vamos aprender a rezar individualmente, em grupo e em família. O desejo do senhor bispo, Dom Nuno Almeida, é que cada pessoa, grupo paroquial e família sejam assíduos leitores orantes da Bíblia. Num contexto de paróquia, o ideal seria formar um grupo, com reuniões quinzenais ou mensais, para rezarem juntos a partir da Bíblia e partilharem as suas vivências, reflexões e propósitos para o dia-a-dia, na sua família, paróquia e comunidade”, disse.
![](https://terrademirandanoticias.pt/wp-content/uploads/sites/279/2025/01/Formacao-Bilica-689x1024.jpg)
Em Algoso, Eduarda Oliveira é uma das participantes na formação bíblica e justificou a sua participação pelo desejo em continuar a aprofundar o conhecimento de Deus.
“Sou uma pessoa religiosa e já havia participado numa formação similar. Neste curso bíblico, aqui em Algoso, fiquei a compreender melhor o percurso histórico do povo de Deus e os livros do Antigo e do Novo Testamento”, disse.
Durante a visita pastoral de Dom Nuno Almeida, à Unidade Pastoral de Nossa Senhora da Visitação, os Frades Capuchinhos orientam cursos bíblicos em Vimioso, Algoso e Caçarelhos.
HA