Algoso: Festa de São Sebastião animada com a visita de Dom Nuno Almeida
No âmbito da visita pastoral ao arciprestado de Miranda, o bispo Dom Nuno Almeida, visitou a 20 de janeiro, a localidade de Algoso, na festa do padroeiro São Sebastião, tendo presidido à eucaristia, almoçou com a comunidade local e visitou o lar de idosos e as várias capelas da localidade.
À chegada à histórica localidade de Algoso, Dom Nuno Almeida, acompanhado do pároco, padre Rufino Xavier, foi acolhido pela presidente da freguesia de Algoso, Cristina Miguel, pelo provedor da Santa Casa da Misericórdia. Luís Ferreira e pelo representante da comissão fabriqueira, Carlos Martins.
Após as boas vindas entoadas pelo grupo coral de Algoso, seguiu-se a celebração da eucaristia, na igreja matriz. Na homília, o bispo diocesano referiu-se ao padroeiro, São Sebastião, como um exemplo de profunda confiança em Deus, que não se deixou paralisar pelo medo, diante das dificuldades e até mesmo do martírio.
“São Sebastião, que viveu no século III, foi fiel a fé em Jesus Cristo e aos valores do Evangelho. Também hoje, o mundo precisa de testemunhos que vão contra-a-corrente das ideologias e dos totalitarismos, que nos fecham aos outros. Para quem segue a Cristo, não há estrangeiros nem adversários, mas apenas irmãos”, disse o bispo diocesano.
Nesta sua primeira visita a Algoso, o bispo de Bragança-Miranda exortou a comunidade local a participar na Formação Bíblica, que decorre de 21 a 24 de janeiro, das 16h às 18h00, nas instalações da freguesia.
“Todos precisamos conhecer melhor e amar mais a Sagrada Escritura, pois é fonte de sabedoria para a vida!” – exortou Dom Nuno Almeida.
Nesta sua visita pastoral em Algoso, Dom Nuno Almeida pode assistir à recriação do leilão dos “pés, orelhas e focinho do porco”. Trata-se de uma antiga tradição relacionada com a matança do porco, um costume caraterístico desta altura do ano.
Durante a tarde, o dia festivo em Algoso prosseguiu com a visita do bispo de Bragança-Miranda ao lar da Santa Casa da Misericórdia de Algoso e às várias capelas da aldeia, como são os templos dedicados a São Roque, ao Senhor da Misericórdia, a São João Batista e a Nossa Senhora da Assunção (Castelo).
Ao final da tarde, Dom Nuno Almeida e a comunidade local foram presenteados com com um concerto musical na igreja matriz.
HA