Miranda do Douro: Requalificação urbana das aldeias de Atenor e Teixeira
O município de Miranda do Douro realizou várias obras de requalificação urbana, nas localidades de Atenor e de Teixeira, com a finalidade de melhorar o abastecimento de água às populações e dar maior beleza aos espaços públicos destas duas aldeias, pertencentes à União de Freguesias de Sendim e Atenor.
O representante da freguesia de Atenor, Hirundino Esteves, indicou que nesta localidade foram realizados trabalhos à entrada da localidade, com a construção de uma rotunda, a pavimentação asfáltica até ao centro da aldeia e da rua do cemitério, bem como o calcetamento da área circundante da igreja paroquial e da rua da Fontaínha.
“Para melhorar a eficiência do abastecimento e a qualidade da água foram substituídos os reservatórios em Atenor. Está ainda prevista a instalação de um depósito com capacidade para 75 mil litros de água, para aproveitar o antigo furo da aldeia, que entretanto estava desativado e já foi limpo. A água é um bem essencial e por isso queremos aproveitar bem este recurso”, informou o autarca.
Entre as aldeias de Atenor e Teixeira, já havia sido construída em 2023, uma charca ou bacia de retenção de água, com capacidade para seis milhões de litros de água, para fins agrícolas, pecuários e o combate aos incêndios.
Na aldeia de Teixeira, o também tesoureiro da União de Freguesias de Sendim e Atenor, Hirundino Esteves, informou que foi realizado o calcetamento em paralelepípedos graníticos da área circundante à igreja paroquial e foram construídos dois muros rústicos nas imediações.
Nas localidades de Atenor e Teixeira vivem permanentemente cerca de 150 pessoas, sendo que o custo das várias obras já realizadas foi de aproximadamente 250 mil euros, suportados pelo município de Miranda do Douro.
HA