Vimioso: Jorge Gonçalves é o novo diretor do Agrupamento de Escolas (AEV)

O professor Jorge Gonçalves é o novo diretor do Agrupamento de Escolas de Vimioso (AEV), após a tomada de posse realizada no dia 6 de janeiro, uma cerimónia que contou com a presença da comunidade educativa.

O professor Jorge Gonçalves vai liderar o Agrupamento de Escolas de Vimioso (AEV), no quadriénio 2025-2029.

Nos discursos, a vice-presidente da Câmara Municipal de Vimioso e em representação do Conselho-Geral, Carina Lopes, expressou aos novos órgãos de gestão do AEV, votos de sucesso, realçando que “o bom trabalho na gestão escolar é também o sucesso de toda a comunidade”.

Por sua vez, o novo diretor do AEV, Jorge Gonçalves, agradeceu o legado da direção cessante, apresentou os novos órgãos de gestão do AEV e indicou que a prioridade desta nova direção é “promover o desenvolvimento académico, social e emocional dos alunos”.

«A nova direção do Agrupamento de Escolas de Vimioso (AEV) propõe-se dar continuidade ao trabalho realizado pela anterior direção», começou por dizer.

O professor Jorge Gonçalves vai liderar o Agrupamento de Escolas de Vimioso (AEV) no próximo quadriénio (2025-2029) e tem na sua equipa: Francisco Gonçalves, como subdiretor; Elisa Vicente e António Freire, como adjuntos; e Elisabete Diegues, como assessora.

O novo diretor do AEV assumiu ter uma “visão humanista e partilhada” acerca da gestão do Agrupamento de Escolas de Vimioso e convidou os pais e encarregados de educação a participar ativamente no processo de ensino -aprendizagem.

“Para sermos bem sucedidos na educação dos nossos alunos é imprescindível a participação e o contributo de toda a comunidade escolar: pais, professores e funcionários. Da minha parte, comprometo-me a servir esta comunidade com paixão e dedicação”, disse.

Sobre as responsabilidades dos novos órgãos de gestão, Jorge Gonçalves explicou que a função da direção é assegurar o funcionamento das escolas a todos os níveis: pedagógico, administrativo, financeiro, logístico, etc.

“Ainda que os diretores dos agrupamentos usufruam de isenção de horário para se dedicarem exclusivamente à gestão da escola, por opção também vou continuar a lecionar da disciplina de Português a uma turma de 10º ano”, indicou.

Questionado sobre a implementação do ensino secundário em Vimioso, Jorge Gonçalves, indicou que essa continua a ser uma aspiração. No entanto, o docente indicou que o regime das “Turmas de Responsabilidade Partilhada” é uma boa iniciativa pois permite aos alunos do concelho prosseguir o ensino secundário, com aulas em Vimioso e noutros estabelecimentos de ensino da região.

No corrente ano letivo de 2024/2025, o Agrupamento de Escolas de Vimioso (AEV) tem matriculados 216 alunos.

Sobre Jorge Gonçalves

É licenciado em Português, Latim e Grego via ensino, pela Universidade de Aveiro. Posteriormente, também em Aveiro, concluiu outra licenciatura e o Mestrado em ensino de Português e Espanhol.

Dedicou-se à investigação científica, adquiriu formação como Bibliotecário e realizou uma Pós-graduação em Gestão e Administração Escolar.

A 6 de janeiro de 2025, foi empossado pelo Conselho Geral para liderar o Agrupamento de Escolas de Vimioso, nos próximos 4 anos.

HA

Deixe um comentário