Miranda do Douro: Mural dedicado à Fogueira do Galo
No dia 24 de dezembro, a Freguesia de Miranda do Douro inaugurou um mural dedicado à emblemática “Festa dos Carros da Fogueira do Galo”, uma antiga tradição que põe em destaque o espírito comunitário da juventude mirandesa, na celebração do Natal.
De acordo com o presidente de Freguesia de Miranda do Douro, Francisco Parreira, o mural é uma homenagem ao trabalho e à união de todos os mirandeses que mantêm viva esta tradição cultural.
“Este projeto artístico simboliza a força das nossas raízes e o calor das nossas tradições. Com este mural pretende-se assinalar o compromisso da Junta de Freguesia de Miranda do Douro em preservar e valorizar o património cultural da cidade, perpetuando memórias e inspirando as futuras gerações”, justificou.
Recorde-se que as fogueiras do Natal são um dos elementos mais comuns e caraterísticos da festa do Natal, em várias localidades de norte a sul do país.
Na cidade de Miranda do Douro, esta tradição é muito apreciada pelos jovens, que na manhã de 24 de dezembro, dia de Consoada, vão para o monte cortar lenha. A madeira é depois carregada e transportada nos antigos carros de bois, que são puxados pelos próprios jovens até ao largo da concatedral de Miranda do Douro. E é aí que à noite é acesa a fogueira do Galo ou de Natal.
Nesta jornada de trabalho comunitário, um dos momentos de maior entusiasmo é a passagem dos carros de bois carregados de lenha e puxados pelos rapazes, pelas ruas da cidade de Miranda do Douro. Trata-se de uma façanha que desperta a admiração da população local e a curiosidade dos turistas.
HA