Atenor: GNR apadrinhou o burro Dom Quixote
A Guarda Nacional Republicana (GNR) apadrinhou um burro de Miranda, de nome Dom Quixote, numa cerimónia realizada no Centro de Valorização, em Atenor, no concelho de Miranda do Douro, uma iniciativa simbólica que pretende realçar o papel desta força de segurança na defesa e preservação das raças autóctones, pois são uma riqueza natural e cultural da região.
De acordo com o Comandante do Comando Territorial da GNR de Bragança, Lobo de Carvalho, esta iniciativa tem como objetivo reforçar o compromisso da GNR com a preservação de espécies autóctones, em risco de extinção.
“Neste dia quisemos realçar a nossa condição de guardiães do património natural e cultural desta região e das gentes às quais servimos. Tendo em consideração que o Burro de Miranda é uma raça autóctone em risco de extinção e um símbolo de identidade, biodiversidade e riqueza histórica de Trás-os-Montes, queremos associarmo-nos a esta causa e contribuir para a sua preservação”, disse o coronel Lobo de Carvalho.
O comandante da GNR acrescentou que, com o apadrinhamento público de um exemplar da raça asinina de Miranda, pretende-se também reforçar os laços com o território e as suas populações.
“Queremos demonstrar às pessoas a importância de preservar estas raças autóctones, pois são uma riqueza da região”, justificou.
Esta iniciativa contou com o apoio dos municípios de Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso, que, em conjunto, demonstram um compromisso partilhado na preservação e valorização deste património regional.
Presente na cerimónia, o vice-presidente do município de Miranda do Douro, Nuno Rodrigues, agradeceu o trabalho realizado pela Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA) na defesa e preservação da raça asinina do Burro de Miranda.
“Estou convencido de que se não fosse o trabalho da AEPGA, com a criação de locais como o Centro de Valorização do Burro de Miranda, em Atenor, esta raça já não existiria. Por isso, há que reconhecer e valorizar o trabalho desenvolvido desde 2001, por este grupo de pessoas, maioritariamente jovens, que decidiram vir trabalhar e viver na nossa região”, disse o autarca.
Sobre o apoios prestados à raça asinina, Nuno Rodrigues, indicou que o município de Miranda do Douro assegura os custos da sanidade animal, como são os serviços de prevenção (vacinação), higiéne, vigilância, controlo e erradicação de doenças.
Por sua vez, Miguel Nóvoa, da Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA), disse que o apadrinhamento do Burro de Miranda pela Guarda Nacional Republicana (GNR), é uma iniciativa simbólica, que visa realçar o importante papel da GNR, na proteção da natureza e biodiversidade.
“Simbolicamente, o Comando Territorial da GNR de Bragança apadrinhou o burro Dom Quixote, um animal de 15 anos e que tem como caraterísticas a liderança e a docilidade nas atividades com as crianças. Esta colaboração com a GNR visa também partilhar conhecimentos e realizar atividades de sensibilização sobre o bem-estar animal, junto das comunidades escolares, dos criadores e outros agricultores”, informou.
Sobre a campanha de apadrinhamento do Burro de Miranda, Miguel Nóvoa explicou que esta iniciativa começou em 2005, com o propósito de angariar fundos para desenvolver o trabalho de preservação da raça.
“Ao apadrinhar um dos nossos burros, está a contribuir para a manutenção do Centro de Valorização do Burro de Miranda (CVBM). Aqui realizamos trabalhos como o apoio veterinário e logístico a todos os criadores. O apadrinhamento apoia a dinamização de atividades de sensibilização, promoção e investigação. Em suma, apadrinhar um Burro de Miranda é participar ativamente na sua preservação e na garantia do seu bem-estar”, indicou.
Em Atenor, o Centro de Valorização do Burro de Miranda alberga cerca de 60 animais.
Durante a visita ao centro é dada uma explicação sobre o trabalho desenvolvido pela AEPGA, nos cuidados diários, no ciclo de vida destes animais e no desenvolvimento das suas aptidões. A visita guiada tem a duração de 1 hora, sendo grande parte do seu conteúdo adaptado ao interesse de cada visitante.
Para apadrinhar ou oferecer um apadrinhamento de um Burro de Miranda pode consultar a informação no sítio www.apadrinhaumburro.pt.
O público que pretenda visitar o centro deve efetuar a reserva com, pelo menos, 1 dia de antecedência, através do e-mail: reservas@aepga.pt ou dos telefones +351 273739307; +351 925790390; +351 925790394; +351 925790391.
HA