Mogadouro: Corrida São Silvestre com 300 participantes

O município de Mogadouro organiza no próximo sábado, dia 14 de dezembro, a já tradicional Corrida São Silvestre, uma prova de atletismo noturna de dez quilómetros, que nesta quarta edição tem inscritos 300 participantes, entre eles 30 conceituados atletas, nacionais e internacionais.

Na vila de Mogadouro, a IV Corrida São Silvestre, inicia-se às 18h00 de sábado, na Praça Eng.º Duarte Pacheco, local de partida e chegada dos atletas e participantes na prova.

A par da corrida de dez quilómetros, a prova de atletismo contempla ainda a corrida de jovens, a caminhada noturna e uma vertente competitiva para atletas adaptados, promovendo assim a inclusão na prática desportiva.

Para o município de Mogadouro, a organização desta prova de atletismo tem por meta promover a prática desportiva e os estilos de vida saudáveis na população, assim como divulgar junto dos atletas e visitantes, o concelho e os seus recursos turísticos, culturais e naturais.

Outro motivo de interesse para participar na Corrida de São Silvestre, em Mogadouro, são os 6 mil euros de prémios monetários, que vão ser distribuídos aos atletas e participantes.

História

As corridas de São Silvestre realizam-se no mês de dezembro, de norte a sul do país, tendo a particularidade de serem disputadas à noite.

O nome “São Silvestre” dado à competição deve-se a que no último dia do ano, a 31 de dezembro, celebra-se a memória do Papa São Silvestre.

Ao longo dos anos, as corridas de São Silvestre registam a afluência de cada vez mais participantes, dado que o desporto permite fazer frente ao frio caraterístico da estação de inverno e é uma atividade que propicia o bem-estar físico e o convívio.

Em Portugal, a mais antiga Corrida de São Silvestre em realiza-se na Amadora, a 31 de dezembro. Na sua primeira edição, em 1975, a corrida de São Silvestre foi ganha por Carlos Lopes, que voltou a vencer em 1983 e 1986. Nas mulheres, Rita Borralho foi a vencedora da primeira edição feminina da prova, em 1980.

HA

Deixe um comentário