Solidariedade: Campanha «10 Milhões de Estrelas»
No Dia Mundial dos Pobres, assinalado a 17 de novembro, a Cáritas Portuguesa deu início à campanha solidária de Natal «10 Milhões de Estrelas – Um gesto pela Paz».
“Esta campanha não é uma campanha de distribuição de alimentos, é uma campanha de chamada de atenção. Se conseguirmos convocar as pessoas para a situação de precariedade dos seus vizinhos, já é bastante importante”, disse a presidente da Cáritas Portuguesa, Rita Valadas.
O lançamento da campanha «10 Milhões de Estrelas – Um gesto pela Paz decorreu em Santarém, no Convento de São Francisco, com uma mesa redonda dedicada ao tema ‘Construção da PAZ – um contributo’.
A iniciativa conta também com uma caminhada, um momento artístico (bailado) e um manifesto sobre a paz.
“‘Dez milhões de estrelas’, eu gosto muito desta campanha porque é referência aos dez milhões de portugueses, já não são dez milhões, mas pronto… é referência que cada um de nós pode ser a estrela na vida de alguém. E, às vezes, não é com muito, é mesmo com proximidade e com pouco”, contou Rita Valadas.
Dos valores recolhidos, 65% destinam-se a financiar ações de impacto social em Portugal, enquanto os restantes 35% suportam o Fundo Lusófono Laudato Si, que financia projetos de Ecologia Integral nos países de língua oficial portuguesa.
“Por isso, o desafio é que esta campanha, naturalmente, nos dê condições para chegar o mais perto possível das pessoas que precisam e também com uma percentagem para algumas comunidades que nós também apoiamos, que são as comunidades ‘Laudato Si’, dos países de expressão portuguesa”, acrescentou a presidente da Cáritas Portuguesa, Rita Valadas, na entrevista conjunta Ecclesia/Renascença.
As velas estão disponíveis do site da Cáritas Portuguesa, nas 20 cáritas diocesanas, paróquias, lojas ‘Pingo Doce’ e farmácias aderentes.
A campanha ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’ nasceu em França, numa diocese, em 1984, com dois objetivos – sensibilizar para os valores da paz como vivência cristã do Natal e a ajuda financeira para uma causa concreta num país em dificuldades –, em 1991, transformou-se numa campanha da Cáritas Francesa (Secours Catholique), e estendeu-se à Europa em 2002.
Em Portugal, surge em 2003 e desde esse ano apoiou diversos projetos em Portugal, através da ação da rede nacional Cáritas, mas, também projetos de emergência nacional e de emergência internacional.
Fonte: Ecclesia