Angueira: II Feira do Mel e dos Produtos da Terra promove o comércio e o convívio
Após o sucesso da primeira edição, no fim-de-semana de 19 e 20 de outubro, volta a realizar-se em Angueira, no concelho de Vimioso, a II Feira do Mel e dos Produtos da Terra, um certame que tem como maiores atrativos a montaria ao javali, a caminhada interpretativa pelo vale do rio Angueira e o convívio que se gera na aldeia.
Numa antevisão ao certame, o presidente de União de Freguesias de Caçarelhos e Angueira, Licínio Martins, adiantou que vão participar 30 expositores, entre os quais quatro apicultores do concelho de Vimioso, dado que o produto em destaque é o mel.
“Estas feiras temáticas têm sido um sucesso no concelho de Vimioso, pois promovem simultaneamente, o comércio dos produtos locais, a divulgação das tradições e o convívio entre as gentes de várias localidades. Recordo que as nossas aldeias sofrem com o despovoamento e o envelhecimento da população e por isso, eventos como a Feira do Mel e dos Produtos da Terra são oportunidades de convivência social”, justificou.
Sobre os produtos que é possível adquirir na feira de Angueira, o autarca local, indicou o mel, produtos hortícolas, frutos secos, doçaria tradicional, vinho, azeite, pão, queijos, fumeiro, compotas, artesanato, entre outros produtos e artigos.
Em Angueira, a II Feira do Mel e dos Produtos da Terra inicia-se na manhã de sábado, dia 19 de outubro, com a montaria ao javali. Esta atividade cinegética é segundo o presidente da União de Freguesias de Caçarelhos e Angueira, Licínio Martins, muito apreciada pelos aficionados da caça e também é importante do ponto de vista económico.
“Este ano, havia 130 portas para a batida ao javali e as inscrições encerraram em apenas 48 horas. Economicamente, esta atividade cinegética também é muito importante, pois atrai a vinda de muitos caçadores que vêm acompanhados das suas famílias à nossa região. Dado que a montaria ao javali está inserida na Feira do Mel e dos Produtos da Terra, estes visitantes aproveitam para comprar alguns dos nossos produtos, caraterísticos desta época do ano, como o mel, o fumeiro e as castanhas”, disse.
Outro dos destaques do certame é a caminhada interpretativa, agendada para a manhã de Domingo, dia 20 de outubro. Segundo a organização, o passeio pelo vale do rio Angueira tem uma distância de 12 quilómetros, entre as aldeias de Angueira e Serapicos.
“A caminhada interpretativa vai ser orientada por técnicos da Palombar, que vão dar a conhecer a flora e a fauna existente ao longo do rio Angueira. As inscrições são feitas no próprio dia, no largo da feira e têm um custo de 15€, com direito a uma merenda a meio do percurso, um brinde e no final o almoço”, informou, Licínio Martins.
Ao longo do fim-de-semana, a II Feira do Mel e dos Produtos da Terra, em Angueira, vai ser animada com as danças dos pauliteiros, o concerto do grupo feminino “7 Saias”, a atuação do Rancho Folclórico de Vimioso, as chegas de touros mirandeses e o certame encerra com o já tradicional magusto.
HA