Miranda do Douro: Terço, procissão das velas e eucaristia em honra de Nossa Senhora de Fátima

No fim-de-semana de 12 e 13 de outubro, celebra-se da concatedral de Miranda do Douro, o aniversário das aparições de Nossa Senhora em Fátima, com a recitação do terço e a procissão das velas e no Domingo, celebra-se a eucaristia dominical em honra de Nossa Senhora de Fátima.

Em Miranda do Douro, o programa religioso inicia-se na noite de sábado, às 21h00, com a recitação do terço na concatedral, seguindo-se a procissão das velas.

No Domingo, dia 13, a celebração da eucaristia em honra de Nossa Senhora de Fátima está agendada para as 11h00, na concatedral.

Ao longo do mês de outubro, em Miranda do Douro, reza-se o terço na igreja de Santa Cruz, às 21h00.

As celebrações do 12 e 13 de outubro remetem para a sexta aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos, ocorrida a 13 de outubro de 1917, na Cova da Iria, “à qual se estima que tenham assistido entre 50 mil a 70 mil pessoas”.

Nesta aparição, segundo as memórias da irmã Lúcia, a mais velha dos três pastorinhos, Nossa Senhora pediu: “Façam aqui uma capela em minha honra, que sou a Senhora do Rosário, que continuem sempre a rezar o terço todos os dias”.

No Santuário de Fatima, os “momentos significativos” são no dia 12, a Procissão Eucarística, às 17h30; o Rosário, a partir das 21h30, na Capelinha das Aparições, seguindo-se a Procissão das Velas e a Celebração da Palavra; e a Procissão do Silêncio, às 23h00.

Na manhã de Domingo, dia 13 de outubro, destacam-se o Rosário, às 09h30, na Capelinha das Aparições; e a partir das 10h00, realiza-se a procissão para o altar e a Missa Dominical que este ano é presidida pelo arcebispo brasileiro de Manaus, o cardeal D. Leonardo Ulrich Steiner; no final da celebração realiza-se a bênção dos doentes e a procissão do adeus.

HA e Ecclesia



Deixe um comentário