Vimioso: IX King of Portugal arranca em Algoso

De 9 a 12 de outubro, o concelho de Vimioso volta a ser o traçado do “King of Portugal”, uma das mais difíceis provas de todo-o-terreno, que este ano arranca na aldeia histórica de Algoso, com o prólogo e uma prova noturna.

Numa antevisão, o presidente do município de Vimioso, António Santos, voltou a destacar as condições ímpares do concelho para a prática do desporto motorizado e a projeção turística, nacional e internacional, que este evento desportivo dá ao concelho vimiosense.

“O município de Vimioso continua a apoiar a organização do King of Portugal, dado o significativo retorno económico e turístico que este evento desportivo traz para o concelho e para a região”, justificou.

Segundo o autarca de Vimioso, ao longo da semana da prova, com a estadia das equipas e a afluência de milhares de pessoas, os vários setores de atividade como a hotelaria, a restauração e o comércio local beneficiam de um aumento significativo dos negócios.

Sobre a novidade da prova deste ano iniciar em Algoso, o diretor do “King of Portugal”, José Rui, adiantou que o objetivo é dar a conhecer o evento às populações das várias freguesias do concelho de Vimioso.

“Este ano, a prova inicia-se na aldeia de Algoso, onde queremos dar visibilidade à história desta localidade, cujo ex-líbris é o castelo construído no século XII. Noutras futuras edições, pretendemos que o King of Portugal decorra noutras aldeias do concelho de Vimioso”, disse.

A presidente da freguesia de Algoso, Cristina Miguel, adiantou que a aldeia está a preparar-se para receber o evento desportivo, com a decoração das ruas alusiva à história medieval da localidade e a animação musical.

“Perante a grande notoriedade desportiva do King of Portugal e a vinda de milhares de pessoas ao concelho de Vimioso, esta é uma oportunidade para promover o património histórico e turístico de Algoso. No primeiro dia, o prólogo do King of Portugal tem uma distância de cerca de quatro quilómetros, com início do largo de São Roque, contorna a aldeia e sobe ao castelo, para no final regressar a São Roque”, informou a autarca.

No primeiro dia da prova, em Algoso, vai ser instalado um mercado medieval com produtos regionais, com o objetivo de divulgar e comercializar o que de melhor se produz na região.

A organização do King of Portugal, adiantou que nesta 9ª edição vão participar 80 equipas, vindas de vários países europeus, como Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Escócia, Alemanha, Bélgica, Suíça, entre outros países.

A corrida de todo-o-terreno inclui carros nas categorias Legends, Modificados, UTV e Unlimited.

Após o prólogo e a corrida noturna em Algoso, na sexta-feira, dia 11 de outubro, a 1ª etapa do King of Portugal decorre nas zonas da Pedreira e na Tartaruga, em São Joanico, onde o público poderá acompanhar a prova.

“A zona chave da prova de todo-o-terreno é a antiga Pedreira, onde existem as maiores dificuldades para os carros e para os pilotos”, indicou o diretor do King of Portugal.

No sábado, dia 12 de outubro, a prova estende-se também até à zona dos Ovos de Dinossauro, em Caçarelhos. No entanto, por razões de segurança, o público não pode dirigir-se para este local.

Para muitos pilotos concluir o King of Portugal é uma vitória. Questionado sobre a melhor estratégia para chegar ao fim da prova, o diretor, José Rui, aconselhou a prudência.

“Sendo uma prova todo-o-terreno de resistência, o mais importante é a gestão do carro e para isso é determinante a assistência mecânica e a boa forma física dos pilotos. Aos pilotos, José Rui, aconselhou a não quererem competir com carros mais potentes”, disse.

No ano passado, os grandes vencedores do King of Portugal foram Francisco Guimarães e Gerardo Sampaio, da equipa Fracing, na categoria Unlimited, ao concluírem a prova (7 voltas ao percurso), num tempo de 6 horas 19 minutos 53 segundos e 226 milésimos.

Nesta nona edição, o diretor da prova, José Rui, indicou que vão participar os campeões de todo-o-terreno de vários países europeus, pelo que se prevê uma acesa competição.

A organização desta prova motorizada de todo-o-terreno é da responsabilidade do Clube NorteX4 e conta com os apoios do município de Vimioso, da União de Freguesias de Algoso, Campo de Víboras e Uva, da União de Freguesias de Caçarelhos e Angueira, da União de Freguesias de Vale, Frades e Avelanoso, de várias empresas e da Federação Portuguesa do Automobilismo e Karting (FPAK).

HA



Deixe um comentário