Miranda do Douro: O turismo promove a paz

O Dia Mundial do Turismo assinala-se esta sexta-feira, dia 27 de setembro, tendo como tema “Turismo e Paz” e o município de Miranda do Douro programou várias iniciativas, com a finalidade de sublinhar a importância do turismo na construção da paz e no entendimento entre povos e culturas.

Na cidade turística de Miranda do Douro, o Dia Mundial do Turismo vai ser assinalado ao longo de três dias (27, 28 e 29 de setembro), com um programa de atividades que tem início esta sexta-feira, dia 27, com a animação de rua pelos tocadores da Universidade Sénior e a Degustação de Produtos Regionais, na Porta da Rota da Terra Fria (antiga alfândega fronteiriça).

No sábado, dia 28 de setembro, os destaques turísticos são a Feira na Praça D. João III, dedicada às vindimas; as danças dos pauliteiros, pelas ruas da cidade de Miranda do Douro; e o concerto solidário “Ambria Ardena”, na concatedral de Miranda do Douro, às 21h00.

No Domingo, dia 29, o Dia Mundial do Turismo, é também assinalado na celebração religiosa da Eucaristia Domincal, agendada para as 11h00, na concatedral de Miranda do Douro.

Na mensagem do Vaticano para o 45º Dia Mundial do Turismo, refere-se que “onde há focos de guerra, é evidente que o turismo sofre, pois falta a segurança necessária. A falta de turistas cria uma expressão adicional de pobreza entre a população, que vê desaparecer uma forma de sustento necessária para viver com a devida dignidade. A guerra traz consigo uma série de consequências das quais as pessoas geralmente não estão totalmente cientes, mas que afetam diretamente a vida das pessoas. Onde há violência de guerra, todos são afetados, ninguém é excluído”.

O Dia Mundial do Turismo é uma iniciativa anual da Organização das Nações Unidas (ONU), que é comemorado há 45 anos.

HA

Deixe um comentário