Palaçoulo: Feira e chegas de touros iniciaram as festas de Nossa Senhora do Rosário

No dia 27 de agosto iniciaram-se em Palaçoulo, os dias de festa em honra de Nossa Senhora do Rosário, com a realização da feira anual que este ano contou com a participação de artesãos locais e ao final da tarde as chegas de touros e as danças dos pauliteiros, trouxeram muitos visitantes à localidade.

Em 2023, a freguesia de Palaçoulo recuperou a antiga tradição das lutas de touros mirandeses, na localidade.

A feira anual de Palaçoulo, que se realiza no dia 27 de agosto, contou com a participação de feirantes, artesãos, a exposição de tratores e a animação musical dos gaiteiros e acordeonistas locais. Outro destaque no certame foi o trabalho da comissão de festas em honra de Nossa Senhora do Rosário que disponibilizou o serviço de restaurante e take-away.

Para atrair a vinda de público a Palaçoulo, a freguesia local, em colaboração com a comissão de festas organizaram ao final da tarde, o espetáculo das chegas de touros mirandeses, um evento que foi antecedido pelas danças dos pauliteiros.

De acordo com o presidente da freguesia, Gualdino Raimundo, antigamente as chegas ou lutas de touros de raça mirandesa tiveram grande tradição na localidade, aquando da realização da feira mensal, no dia 27 de cada mês.

“As chegas de touros mirandeses já tiveram grande tradição em Palaçoulo, dado que nesta localidade existiram conceituados criadores de bovinos de raça mirandesa. No entanto, o abandono da pecuária na localidade levou inevitavelmente à perda desta tradição”, explicou.

Para sublinhar a importância deste legado cultural, em Palaçoulo, Gualdino Raimundo referiu mesmo que num antigo estandarte da mocidade, estava desenhado um touro mirandês, símbolo da bravura e força dos jovens.

“A freguesia de Palaçoulo, em conjunto com a Comissão de Festas em honra de Nossa Senhora do Rosário, decidiram voltar a organizar em 2023, as chegas de touros e pela adesão do público tem sido um grande sucesso”, disse.

Este ano, na feira de Palaçoulo, entre as centenas de aficionados das chegas de touros mirandeses, estava o vice-presidente do município, Nuno Rodrigues, que felicitou a freguesia local e a comissão de festas pela organização do evento.

“Dou os meus parabéns a Palaçoulo por recuperar esta antiga tradição das lutas de touros de raça mirandesa, um evento que promove esta nossa raça autóctone e que desperta o interesse de tantas pessoas. As chegas de touros mirandeses são por isso, uma estratégia bem sucedida para dinamizar as Festas em honra de Nossa Senhora do Rosário”, disse.




Após a realização de cinco chegas de touros, o dia festivo prosseguiu em Palaçoulo, com o jantar servido pela comissão de festas e terminou com o arraial animado pelo grupo musical Kalhambeke.

Ao longo da semana, o programa das festas em honra de Nossa Senhora do Rosário continua com outras atividades tais como os insufláveis para crianças, um karaoke, o jantar da Mulher Caramonica e a animação musical dos grupos Rumo Nordeste, HugoBand, As Band e DJ’s Electrum FT e Danion.

No dia 2 de setembro, dia grande da festa em honra de Nossa Senhora do Rosário, é efetuado o peditório pelas ruas de Palaçoulo, acompanhado pela Banda Filarmónica Mirandesa. A eucaristia e a procissão em honra de Nossa Senhora do Rosário estão agendadas para o início da tarde (14h30), na igreja matriz.

No final da celebração religiosa, a Banda Filarmónica Mirandesa oferece um concerto no Largo da praça, onde se realiza também a entrega da festa aos novos mordomos.

Este ano, a festa em honra de Nossa Senhora do Rosário encerra com o arraial animado pelos grupos Triângulo, Grupo Kapittal e os Dj’s Electrum FT e Danion.

HA

Deixe um comentário