Vilar Seco: Festa em honra de São Bartolomeu

Em Vilar Seco, celebra-se nos dias 23 e 24 de agosto, a Festa em Honra de São Bartolomeu, com um programa festivo que inclui a atuação do Rancho Folclórico de Vimioso, o peditório pela aldeia acompanhado pela Banda Filarmónica de Miranda do Douro e na tarde de sábado, celebra-se a missa solene.

A festa de São Bartolomeu, em Vila Seco, iniciou-se no passado Domingo, dia 18 de agosto, com um passeio pedestre, um almoço convívio e uma tarde recreativa com jogos tradionais na aldeia.

Nesta sexta-feira, dia 23 de agosto, a festa continua ao final da tarde com insufláveis para crianças. Para o serão, está programada a atuação do Rancho Folclórico de Vimioso. Segue-se a animação musical com jovens locais e a performance do DJ Fred.

No sábado, dia 24, a festa em honra de São Bartolomeu inicia-se com o peditório pelas ruas da aldeia, acompanhado pela música da Banda Filarmónica de Miranda do Douro. A eucaristia celebra-se às 16h00. No final da tarde, está programado o concerto da Banda Filarmónica de Miranda do Douro. À noite, o arraial animado pela banda “Chama do Norte” encerra a festa em Vilar Seco.

São Bartolomeu, o verdadeiro israelita.

No Evangelho, Bartolomeu também é chamado de Natanael. Em hebraico, a palavra “bar” que dizer “filho” e “tholmai” significa “agricultor”. Por isso, os historiadores são unânimes em afirmar que Bartolomeu-Natanael trata-se da mesma pessoa.

Bartolomeu (ou Natanael) era um pescador de Caná da Galileia, uma cidade situada a oito quilómetros de Nazaré. Bartolomeu mostrou-se cético quando o amigo Filipe lhe falou sobre Jesus. Ainda assim foi ao encontro de Jesus, e logo que Jesus o viu, demonstrou um grande apreço por este homem: “Eis um verdadeiro israelita, em quem não há fingimento”.

Depois deste diálogo com Jesus, a confiança de Bartolomeu foi total: “Vós sois o Rei de Israel!”, exclamou.

Perante a revelação divina, Bartolomeu tornou-se um dos apóstolos mais próximos e colaborativos na vida pública de Jesus.

Desde então, para a Igreja, o apóstolo, São Bartolomeu, tornou-se o modelo para quem se deixa conduzir pelo outro ao encontro do Senhor Jesus Cristo.

Fonte: Vatican News

HA

Deixe um comentário