Sendim: Festival Ibérico de Pauliteiros encheu a praça da vila
No serão de Domingo, dia 4 de agosto, a praça central da vila de Sendim encheu-se de gente, para assistir ao X Festival Ibérico de Pauliteiros, um evento cultural que este ano se realizou ao serão, num palco instalado no centro da praça, onde dançaram sete grupos portugueses e espanhóis.
Este ano, o Festival Ibérico de Pauliteiros, em Sendim, apresentou várias novidades, como a realização do evento ao serão, uma mudança que permitiu evitar o calor da tarde e proporcionar um espetáculo mais agradável para os dançadores e para o público.
Deste modo, o X Festival Ibérico de Pauliteiros iniciou-se com a receção aos grupos espanhóis, vindos de Valladolid, León e Barcelona, no salão nobre da Câmara Municipal de Miranda do Douro.
Ainda na cidade, seguiu-se uma visita à Concatedral, ao Museu da Terra de Miranda e ao miradouro das Arribas.
Chegados a Sendim, os grupos visitantes foram presenteados com uma degustação de produtos regionais, na cooperativa Ribadouro. Seguiu-se um jantar convívio entre todos os grupos participantes.
O X Festival Ibérico de Pauliteiros teve início às 22h00, com o desfile e as danças dos sete grupos: Pauliteiras de Sendim, Paloteu de Berrueces (Valladolid), Colla Bastonera los Romanes (Barcelona), Pauliteiros de Constantim, Paloteu de Villamandos (Leon), Colla Bastoners de Grácia (Barcelona) e Pauliteiros de Sendim.
Entre as atuações, destacaram-se ainda as intrepretações de Mini-Mirandês e Mini-Mirandesa e do conceituado músico espanhol, Luís Pedraza.
No final do festival, foram entregues lembranças e agradecimentos a todos os grupos participantes.
Em Sendim, o X Festival Ibérico de Pauliteiros deu início às festas em honra de Santa Bárbara, festividades que decorrem até ao dia 11 de agosto.
HA