Santulhão: 22 empreendedores vão apresentar projetos inovadores
Em Santulhão e no âmbito das festas de verão, vai realizar-se de 5 a 10 de agosto, o evento Pecha Kucha, uma iniciativa que convida pessoas empreendedoras, naturais da região, a apresentarem as suas ideias e projetos num curto espaço de tempo, com a exibição de 20 slides e a “falar menos e mostrar mais”.
O evento foi inspirado no conceito japonês, criado em 2003, segundo o qual, cada orador faz a sua apresentação num tempo máximo de seis minutos e 40 segundos.
“Esta dinâmica obriga a apresentar o projeto de um modo resumido. Com esta rigorosa gestão do tempo há depois espaço a perguntas, o que propociona uma maior interação entre o orador e o público”, explicou Francisco Lopes, da Comissão de Festas de Santulhão.
Esta é a primeira vez que um evento desta natureza se realiza na localidade e o objetivo é dar visibilidade a pessoas naturais de Santulhão e de outras localidades vizinhas, que se destacam em alguma área profissional e académica.
Na perspetiva de Francisco Lopes, as 22 pessoas convidadas são exemplos de resiliência e de aposta no interior do país.
As apresentações do Pecha Kucha são uma iniciativa organizada pela Comissão de Festas, que conta com o apoio da freguesia de Santulhão.
Nas instalações da freguesia, onde vai decorrer o evento, o público tem ainda a oportunidade de visitar a exposição de fotografia “Retratos de Santulhão”, cuja inauguração ocorre a 4 de agosto.
«A par da exposição, vão ser exibidos vídeos sobre as “Histórias da Terra e das Gentes de Santulhão” e um documentário sobre tradição local da apanha da azeitona. Com a realização destas atividades culturais queremos proporcionar uma variada oferta cultural à população local e aos emigrantes que regressam nesta altura do ano”, disse.
Segundo Francisco Lopes, as fotografias “Retratos de Santulhão” podem ser adquiridas pelo público e o valor da venda destina-se à angariação de verbas pela Comissão de Festas.
HA