Ciclismo: Volta a Portugal chega a Bragança

Na quinta etapa da 85.ª Volta a Portugal em bicicleta, com uma distância de 176,8 quilómetros entre Penedono e Bragança, cabe aos sprinters disputar a vitória.

Nesta edição da Volta a Portugal em Bicicleta, só a segunda etapa, entre Santarém e Lisboa, propiciou um sprint, ganho pelo argentino Nicolás Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), o regresso à estrada após dia de descanso é nova oportunidade.

A vila de Penedono estreia-se como local de partida da Volta e Mêda recebe os primeiros pontos de interesse, com uma contagem de montanha de quarta categoria aos 25,4 quilómetros e uma meta volante logo a seguir, importantes no caso de haver já a fuga do dia formada.

Os fugitivos, de resto, serão os principais concorrentes à vitória na etapa, obrigando as equipas que têm velocistas a trabalhar para lhes reduzir a vantagem que ganharem, além de disputarem os pontos de montanha e da classificação dos pontos pelo percurso.

O maior ‘prémio’ do dia é a subida Serra de Bornes (101,7 quilómetros), uma contagem de montanha de segunda categoria, antes da meta volante de Macedo de Cavaleiros, seguindo-se o Cabeço de Sangra Engrácia (4.ª) e outra meta volante, já em Bragança, antes da primeira passagem na meta.

Certo é que a tirada não deverá ameaçar a camisola amarela do jovem português Afonso Eulálio (ABTF-Feirense), que aos 22 anos lidera a corrida, com 16 segundos de vantagem para o segundo classificado e vencedor de 2023, o suíço Colin Stüssi (Vorarlberg), e 20 segundos para o espanhol Jon Agirre (Kern Pharma), terceiro.

A 85.ª Volta a Portugal em bicicleta está na estrada até 4 de agosto, terminando em Viseu, com um contrarrelógio individual.

Fonte: Lusa

Deixe um comentário