Mogadouro: Tiro ao prato “III Grande Prémio Rotas do Sabor”
A vila de Mogadouro acolhe no próximo fim-de-semana de 3 e 4 de agosto, o “III Grande Prémio Rotas do Sabor”, uma prova de tiro ao prato que é organizada pelo Clube de Caça e Pesca de Mogadouro e que tem 5 mil pantorras em prémios.
De acordo com Sérgio Venâncio, membro da direção do Clube de Caça e Pesca de Mogadouro, a prova do próximo fim-de-semana vai decorrer no campo de tiro de Mogadouro e prevê-se a participação de 60 a 90 atiradores.
«É a terceira edição desta prova, que incialmente começou por ser de âmbito distrital e teve o nome de “Grande Prémio Terra Fria”. Posteriormente, o Clube de Caça e Pesca de Mogadouro assumiu por inteiro a organização da prova e denominou-a de “Grande Prémio Terras do Sabor”.», indicou.
No sábado e Domingo, dias 3 e 4 de agosto, são esperados na vila de Mogadouro, praticantes e aficionados do tiro ao prato, vindos de várias regiões do país.
“Vamos receber a visita de armeiros que participam, regularmente, no circuito Interclubes. São pessoas que vêm de todo o nordeste transmontano, assim como da região do Porto, Pevidém, Braga, Vieira do Minho, Póvoa do Lanhoso, Vila Verde, Vendas Novas, Proença-a-Nova entre outras localidades”, avançou.
Segundo o regulamento do “III Grande Prémio Rotas do Sabor”, na competição podem participar os associados do Clube de Caça e Pesca de Mogadouro, cuja inscrição custa 50 pantorras. assim como os não sócios, mediante o pagamento de 60 pantorras. A competição contempla ainda a participação das senhoras e de júniores, cuja inscrição tem um custo mais reduzido de 25 pantorras.
“A inscrição é feita no próprio dia. Inicialmente, os atletas inscrevem-se numa primeira prova de 25 pratos, tendo ainda a possibilidade de se inscreverem noutra série de 25 pratos”, explicou Sérgio Venâncio.
De acordo com a organização, o valor total dos prémios é de 5 mil pantorras, sendo distribuído pelo melhores classificados na série de 25 pratos e na série de 50 pratos.
“Nos dois dias da prova vão ser sorteadas duas Pantorras em Ouro. Recordo que a pantorra é um cogumelo silvestre caraterístico no concelho de Mogadouro e muito apreciado na gastronomia local. Também vão ser sorteados dez prémios-extra que vão ser atribuídos por sorteio do número do dorsal.”, disse.
O III Grande Prémio Rotas do Sabor é organizado pelo Clube de Caça e Pesca de Mogadouro e conta com os apoios do município de Mogadouro, da freguesia de Mogadouro e dos patrocínios de várias empresas nacionais e locais.
No próximo ano, o campo de tiro de Mogadouro já tem agendadas duas provas nacionais: a Taça Interclubes RFMalta-2025 e a Taça de Portugal TRAP 2025. A realização destas duas provas resulta das vitórias alcançadas no corrente ano, pelos atletas do Clube de Caça e Pesca de Mogadouro, Luís Gonçalves e Sérgio Venâncio.
No dia 30 de maio de 2024, o atirador do Clube de Caça e Pesca de Mogadouro, Luís Gonçalves, natural de Vimioso, venceu a VIII Taça Interclubes RF Malta 2024, em Vieira do Minho.
Anteriormente, Sérgio Venâncio, já havia conquistado a Taça de Portugal de Fosso Olímpico. E em 2022, o atirador mogadourense venceu a Taça de Portugal de Fosso Universal.
HA