Miranda do Douro: Desfile de pendões ibéricos

No âmbito da comemoração dos 479 anos da cidade de Miranda do Douro, vai realizar-se este sábado, dia 6 de julho, o desfile ibérico dos pendões, uma cerimónia que põe em destaque os históricos estandartes militares e religiosos, identitários de cada localidade.

“Esta iniciativa denominada ‘Pendones Alantre, La Mesma Tierra’ está integrada nas comemorações do Dia da Cidade, que decorrem de 5 a 10 julho e a iniciativa junta pendões da Terra de Miranda e dos territórios espanhóis de Leão, Sayago e Aliste”, informa o município de Miranda do Douro.

Os pendões que vão integrar o desfile são estandartes ou bandeiras de grandes dimensões, usados em cerimónias civis, religiosas e militares.

Segundo os historiadores, os pendões cerimoniais são consideradas o símbolo mais antigo da Terra de Miranda, a par da língua mirandesa.

Segundo a organização da iniciativa, os pendões eram no passado ostentados em praticamente todo o reino de Leão, do qual a Terra de Miranda fez parte.

Fonte: Lusa

1 comentário em “Miranda do Douro: Desfile de pendões ibéricos”

  1. Os pendões remontam á Romanidade e mais atrás a Israel, no tempo do Rei David . Na PENINSULA IBÉRICA renascem com a Reconquista cristã , A CRUZ DE LA VITORIA DE COVADONGA que remonta ao século VIII, com Pelayo e Afonso III de Oviedo é o símbolo mais marcante da história da Reconquista . Este símbolo acompanha todas as campanhas da Reconquista até além do ano 1000, tempo em que as armas cristãs chegam ao Douro. O Reino de Leão que passa a integrar , por assim dizer o Reino das Astúrias, mantém esta cruz como o estímulo religioso e militar . Evidentemente que depois do ano 1000, muito se mudou , mas o espírito permanece . Profeticamente a salvação de Espanha saiu das montanhas de Covadonga . O reino de leão abarcou o território de suevos e visigodos , como sabemos e daí até FINAL DO SÉCULO XI encontramos um Reino de Leão intacto. Na primeira metade do século XII o Reino de Leão é dividido para melhor administração Aparece o nosso conde Dom Henrique de Borgonha NO Condado portucalense E O Conde Raimundo NA Galiza, por iniciativa de Afonso VI, DE Leão e daí por diante , com o jovem Afonso Henriques , Vem a independência , mas a cultura leonesa mantem-se na Terra de Miranda o que continua afirmar a influência leonesa até aos nossos das com a língua e … com os pendões . E mais não posso dizer por agora. A,R.Mourinho

    Responder

Deixe um comentário