Miranda do Douro: Aniversário da Cidade com visita do secretário de Estado da Administração Local
No dia 10 de julho, Miranda do Douro comemora o 479º aniversário de elevação a cidade, com a presença do secretário de Estado da Administração Local, Hernâni Dias, a homenagem personalidades e a inauguração de obras municipais como o cemitério municipal, a Escola Básica e o miradouro da rua das Arribas.
Para assinalar os 479 anos da cidade de Miranda do Douro, o município organiza, de 5 a 10 de julho, uma série de iniciativas culturais com destaque para a apresentação de livros, teatro, festival de música, visitas guiadas, concertos, uma exposição, um sarau cultural e a homenagem anual aos antigos combatentes do Ultramar.
A 10 de julho, Dia da Cidade, a comemoração inicia-se com o hastear da bandeira na Câmara Municipal de Miranda do Douro, acompanhada pelo hino nacional interpretado, pela Banda Filarmónica Mirandesa.
“Este é o terceiro aniversário da cidade que comemoro como presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro. Ao longo destes três anos, a nossa prioridade tem sido governar para as pessoas. Todas as decisões, iniciativas e obras visam melhorar a vida das pessoas, seja no âmbito cultural, mas também empresarial e económico, assim como na educação, no desporto e na saúde”, disse a autarca, Helena Barril.
No salão nobre da Câmara Municipal, o atual executivo vai homenagear instituições e personalidades do concelho de Miranda do Douro. Este ano, os homenageados são: Celina Pinto, diretora do Museu da Terra de Miranda; Adelaide Monteiro, escritora e poetisa; David Velázquez, da empresa Europarques; e Manuel Ferreira, professor e pintor.
Após a cerimónia, o secretário de Estado da Administração Local, Hernâni Dias e a presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, vão inaugurar as obras já concluídas na cidade, como são o Cemitério Municipal, a Escola Básica de Miranda do Douro e o Miradouro da rua das Arribas.
No dia 10 de julho, outro destaque da comemoração do 479º aniversário da Cidade é a apresentação da candidatura dos “Rituais com Máscaras de Solstício de Inverno”, ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
“Com a apresentação desta candidatura pretendemos que as três festas de solstício de Inverno existentes no concelho: O Velho e a Galdrapa, em São Pedro da Silva; a Festa dos Moços, em Constantim; e a Festa do Menino, em Vila Chã da Braciosa, sejam reconhecidas, salvaguardadas e promovidas em todo o país. Estes rituais são mais uma marca identitária da nossa terra e da nossa cultura, que importa dar a conhecer pois também são um meio de promoção da Terra de Miranda”, disse.
As comemorações dos 479 anos da cidade de Miranda do Douro encerram no serão do dia 10 de julho, com o concerto “Sons da Liberdade”, agendado para as 22h00, na concatedral.
Elevação de Miranda do Douro a Cidade Em 1545, D. João III solicitou a criação de uma diocese no nordeste de Portugal e escolheu a então vila de Miranda do Douro, para ser a sede do novo bispado. O então Papa, Paulo III, acedeu ao pedido do rei e foi assim, que por carta régia de 10 de Julho de 1545, o rei D. João III fez de Miranda do Douro uma cidade.
HA