Miranda do Douro: Pacheco Pereira é o convidado na “Cumbersa ne l Arquibo”

Para assinalar o Dia Internacional dos Arquivos, o município de Miranda do Douro, vai promover esta sexta feira, dia 14 de junho, no Arquivo Municipal, mais uma “Cumbersa ne l Arquibo”, desta vez com o historiador José Pacheco Pereira.

No âmbito do Cinquentenário do 25 de abril de 1974, o professor, investigador da história contemporânea portuguesa, jornalista e político, José Pacheco Pereira vai falar às 21h00, sobre a importância dos arquivos na descoberta e documentação do passado e formulação de novas ideias.

O Dia Internacional dos Arquivos é celebrado anualmente a 9 de junho e tem como propósito sublinhar a importância dos arquivos e o seu papel fundamental na sociedade.

O Conselho Internacional de Arquivos realiza anualmente uma semana de eventos para celebrar a data e marcar a importância dos Arquivos para a eficiência das organizações, preservação da história e garantia de direitos.

Este ano o tema proposto é «CiberArquivos» e pretende que os profissionais, organizações e associações do setor, reflitam e debatam sobre o impacto dos avanços tecnológicos no domínio dos arquivos e sobre as suas potencialidades para a transparência, a decisão informada e a preservação da cultura.

O sector dos arquivos não está apenas a adaptar-se à digitalização, mas também a enfrentar os desafios e as oportunidades trazidos pela inteligência artificial, “machine learning”, “blockchain, e outras tecnologias avançadas.

O Dia Internacional dos Arquivos foi proclamado na Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquivos (ICA), em novembro de 2007, no Québec, Canadá.

A data foi escolhida por ter sido a 9 junho 1948 que a UNESCO criou o Conselho Internacional de Arquivos (ICA).

HA

1 comentário em “Miranda do Douro: Pacheco Pereira é o convidado na “Cumbersa ne l Arquibo””

Deixe um comentário