Miranda do Douro: Abertas as inscrições para o curso presencial de Mirandês

Estão abertas as inscrições para o curso presencial de “Lhéngua Mirandesa – Falar i screbir”, uma formação básica para principiantes que vai decorrer no edifício da ex-UTAD, em Miranda do Douro, de 25 de junho até 25 de julho.

O curso vai ser ministrado pela Associação de Língua e Cultura Mirandesa (ALCM) e pelo professor Francisco Domingues e ao longo de 20 horas vão ser lecionadas as noções básicas da oralidade e da escrita, em língua mirandesa.

Francisco Domingues é professor e aprendeu a ler e a escrever em mirandês, com Amadeu Ferreira. Posteriormente lecionou aulas de Língua Mirandesa, em Lisboa.

Segundo o secretário da ALCM, Alcides Meirinhos, desde 2002, que não se realizam cursos presenciais de língua mirandesa, em Miranda do Douro.

“Os últimos cursos presenciais de mirandês na região, foram ministrados pelo saudoso Amadeu Ferreira, no âmbito dos Festivais Intercélticos, em Sendim. Por isso, faz todo o sentido proporcionar à população local a oportunidade de (re)aprender algumas noções básicas do mirandês”, justificou o dirigente associativo.

O curso presencial em “Lhéngua Mirandesa – Falar i screbir” vai decorrer no edifício da ex-UTAD, em Miranda do Douro, às terças e quintas-feiras, entre as 21h00 e as 23h00.

As inscrições para o curso (20 horas) são efetuadas através do email: lhengua@lhengua.org, sendo que a formação inicia com um número minímo de 10 formandos.

O curso é gratuito, sendo solicitado aos participantes a inscrição como sócio da ALCM, cuja quota anual é de 12€.

HA

Deixe um comentário