Algoso: Caminhada noturna com uma centena de participantes
Na noite de lua cheia de 24 de maio, mais de uma centena de pessoas participaram na “Caminhada Interpretativa Noturna”, uma atividade organizada pela seção desportiva da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vimioso (A.H.B.V.V.) com os propósitos de promover a prática desportiva e a descoberta do património natural e cultural de Algoso.
A caminhada noturna, de 6,5 quilómetros fez-se pelo percurso pedestre “Trilho do Castelo de Algoso”, com início junto à igreja matriz de Algoso.
No percurso, as 110 pessoas inscritas, adultos, jovens e crianças, passaram pela fonte santa da capela de São João Batista e desceram em direção à antiga ponte medieval sobre o rio Angueira.
Chegados à ponte que ligava à aldeia de Valcerto, no concelho de Mogadouro, os caminhantes regressaram a Algoso pela íngreme subida até ao castelo de Algoso, edificado no século XII.
Lá no alto de penitencia, junto ao castelo foi também construída a capela em honra de Nossa Senhora da Assunção. Junto à capela, os participantes repousaram uns minutos para recuperar forças e puderam contemplar a beleza da noite de lua cheia, que se avistava no horizonte.
Seguiu-se a descida para a aldeia de Algoso, onde a freguesia local presenteou os caminhantes com uma reconfortante ceia, na Casa do Povo.
A “Caminhada Interpretativa Noturna” foi uma iniciativa organizada pela seção desportiva da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vimioso (A.H.B.V.V.), que contou com a colaboração da Junta de Freguesia de Algoso, da Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural e do Município de Vimioso.
HA