Palaçoulo: Mais de 50 pessoas aderiram ao Seguro de Saúde Municipal

No dia 20 de maio, mais de meia centena de pessoas das freguesias de Prado Gatão e Palaçoulo participaram nas sessões de esclarecimento e aderiram ao Seguro de Saúde Municipal, uma medida que de acordo com a presidente, Helena Barril, visa reduzir o tempo de espera da população por cuidados médicos especializados.

A sessão de esclarecimento sobre o Seguro de Saúde Municipal decorreu na sede da freguesia de Palaçoulo.

Recorde-se que o Seguro de Saúde Municipal foi implementado pelo município de Miranda do Douro, a 8 de novembro de 2023, com o objetivo de proporcionar um acesso mais rápido da população a consultas de especialidade e a exames de diagnóstico.

“Este novo serviço, funciona de segunda-feira a sexta-feira, no piso inferior da Junta de Freguesia de Miranda do Douro, onde os beneficiários do cartão “Miranda Saudável” podem agendar consultas com um médico de clínica geral”, começou por informar o técnico do município, Raúl Silva.

“Em Miranda do Douro já se realizaram 435 consultas de medicina geral e familiar. Após a realização destas consultas e seguindo a indicação médica, os utentes são encaminhados para as consultas ou exames especializados, no Hospital Casa de Saúde São Mateus, em Viseu”, acrescentou.

Nessa unidade hospitalar, os utentes do concelho de Miranda do Douro realizam consultas de dermatologia, oftalmologia, ortopedia, entre outras consultas especializadas.

Relativamente às análises clínicas e aos exames, nessa unidade hospitalar, os munícipes de Miranda do Douro podem realizar ecografias, radiografias ou raio x, ressonâncias magnéticas, tomografia computorizada (TAC), mamografia; endoscopia, entre outros exames.

Outra novidade no Seguro de Saúde Municipal é a atribuição de um cheque anual, no valor de 40€, para consultas de medicina dentária.

Em Palaçoulo, no final da sessão de esclarecimento, o habitante local, José Augusto Ramos, afirmou que o Seguro de Saúde Municipal é uma boa medida, dado que é um complemento ao Serviço Municipal de Saúde (SNS).

“Esta medida vem colmatar a demora na realização de consultas de especialidade e exames de diagnóstico, nos centros de saúde e nos hospitais públicos”, disse.

Até ao momento e por solicitação das freguesias do concelho de Miranda do Douro, as ações de esclarecimento sobre o Seguro de Saúde Municipal já foram realizadas nas localidades de Sendim, São Pedro da Silva, Fonte Ladrão, Aldeia Nova, Prado Gatão e Palaçoulo.

Na opinião do presidente da freguesia de Palaçoulo, Gualdino Raimundo, o Seguro de Saúde Municipal é benéfico pois agiliza o atendimento dos utentes nos hospitais privados. No entanto, o autarca de Palaçoulo advertiu que o seguro não contempla todos os serviços de saúde.

“Também é importante dizer às pessoas que o seguro não assegura tudo. Por exemplo, as cirurgias não estão contempladas”, disse.

De acordo com a presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Helena Barril, “a implementação do seguro municipal de saúde visa reduzir o tempo de espera da população – uma parte considerável com mais de 65 anos – por cuidados médicos especializados e serve para ultrapassar as falhas existentes no Serviço Nacional de Saúde (SNS)”.

A medida denominada “Aquisição de serviços de saúde – Cartão de Saúde Municipal”, tem uma validade de dois anos e implicou um investimento por parte do município de 690 mil euros.

HA

Deixe um comentário