Santulhão: II Feira do Azeite e da Oliveira Santulhana a 1 e 2 de junho
Após o sucesso da primeira edição, a freguesia de Santulhão volta a organizar no fim-de-semana de 1 e 2 de junho, a II Feira do Azeite e da Oliveira Santulhana, um evento cujos destaques são os 30 expositores de produtos locais e regionais, o passeio de bicicleta todo-o-terreno (BTT) e a qualificação concelhia para os jogos tradicionais.
De acordo com o presidente da freguesia de Santulhão, Jorge Gonçalves, a Feira do Azeite e da Oliveira Santulhana, à semelhança de outros certames que se organizam ao longo do ano no concelho de Vimioso, visa promover os produtos locais e regionais, dando destaque nesta localidade, ao azeite proveniente da oliveira santulhana.
“A olivicultura tem um papel importante neste território, onde a variedade da oliveira santulhana é predominante nos concelhos de Vimioso, Bragança e Macedo de Cavaleiros. Embora estes olivais sejam pouco competitivos no panorama nacional, a azeitona santulhana e o seu azeite destacam-se pela qualidade”, indicou.
Segundo dados do lagar de Santulhão, nesta unidade produzem-se anualmente cerca de 800 mil quilos de azeite, que dão origem às as marcas “Terras do Sabor” e “Quinta de Arufe”.
Para além do azeite, na II Feira do Azeite e da Oliveira Santulhana, que vai decorrer no Centro de Promoção dos Produtos Locais e Tradições, em Santulhão, vão participar 30 expositores, com produtos locais e regionais, como o mel, a doçaria tradicional, o pão, os legumes, os frutos secos, o fumeiro, os queijos, o vinho, os licores e o artesanato.
“Paralelamente, vamos promover um debate/conversa, coorganizado com a Confraria do Azeite e do Folar, sobre a importância e o futuro destes produtos”, adiantou.
Tal como na primeira edição, o programa da II Feira do Azeite e da Oliveira Santulhana, inclui várias atividades como o passeio BTT, exposições, workshop de fotografia de Natureza, a caminhada interpretativa com os burros de Miranda, um passeio pedestre, jogos tradicionais e a animação muscial com os gaiteiros, as danças dos pauliteiros, grupo de concertinas e o XXII Festival de Música Tradicional e Celta.
“O passeio de biclicleta todo-o-terreno (BTT) é uma atividade saudável, através da qual pretendemos dar a conhecer a beleza ambiental de Santulhão, sendo que neste ano o percurso vai passar também pela localidade vizinha de Matela”, indicou.
Sobre a exposição, o autarca de Santulhão informou que o tema são as máscaras tradicionais, dada a importância que a população local dá ao Entrudo ou Carnaval.
“O curso de iniciação à fotografia de natureza é orientado pelo João Ferreira, da Palombar. No dia 1 de junho, vai ser ministrado um módulo inicial de fotografia. E no dia seguinte, o módulo é mais avançado, pois incide sobre a foto-armadilhagem”, explicou.
“No sábado à noite, realiza-se o XXII Festival de Música Tradicional e Celta, com três concertos”, anunciou Jorge Gonçalves.
A II Feira do Azeite e da Oliveira Santulhana é coorganizada pela Freguesia de Santulhão e o Grupo Recreativo e Associativo de Santulhão (GRAS), sendo que o certame conta com o apoio do município de Vimioso e a colaboração das associações AEPGA, da Palombar e Associação de Ciclismo de Bragança e da Freguesia de Matela.
HA
Bem haja à organização do evento, deviam divulgar mais e melhor a feira.
Alguém me me passou a informação, mesmo assim fiz buscas para a encontrar.
Vou tentar estar presente e participar nas atividades tradicionais e ainda comprar produtos locais de que sou grande apreciador.
(Não vi nada onde me possa inscrever “
Boa tarde, no cartaz encontra com código qr com ligação a um formulário de inscrição nas diversas atividades.