Vimioso: André Fernandes inspirou alunos a passarem do bullying à empatia
O Agrupamento de Escolas de Vimioso (AEV) promoveu na quarta-feira, dia 10 de abril, duas palestras dedicadas aos temas do bullying e do amor, dirigidas aos alunos e pais e ministradas pelo coach e escritor, André Fernandes.
A diretora do Agrupamento de Escolas de Vimioso (AEV), a professora Ana Paula Falcão, adiantou que ao longo do ano letivo são realizadas várias ações de sensibilização para os alunos.
«A iniciativa “Transformando relações: palestras inspiradoras”, da autoria de André Fernandes, surgiu da proposta da psicóloga do Agrupamento de Escolas de Vimioso (AEV) e teve como propósito abordar os temas “Do bullying à empatia” e do “Amor” e ajudar os jovens a crescer no âmbito afetivo e social», indicou.
No início da primeira palestra, o coach motivacional, André Fernandes, começou por dizer aos alunos do 3º ciclo do Ensino Básico, que “se é verdade que todos somos diferentes fisicamente e na personalidade, no que toca às emoções, como o medo, o sofrimento ou o amor, aí, somos todos iguais”.
Nesta interação com os alunos do AEV, o também escritor fez uso da sua experiência de vida, em particular da relação de amizade com uma familiar, a Tia Guida (nome de um livro seu) para refletir com os mais jovens sobre a questão do sofrimento e da morte.
“Quando se sofre há uma tendência para nos isolarmos e não querer partilhar essa dor e fragilidade com os outros. Mas o sofrimento faz parte da vida e nascer e morrer é comum a todos nós. Por isso, o mais importante é partilhar essa dor com alguém da nossa confiança. Se decidirmos viver movidos pelo amor, isto é, por fazer bem a nós a aos outros, então a vida vale muito a pena, apesar do sofrimento e dificuldades que tenhamos que enfrentar!”, encorajou.
Referindo-se ao bullying – os comportamentos agressivos, de ordem física ou moral, perpetrados de forma intencional e repetida, contra alguém considerado mais vulnerável, sobretudo em contexto escolar – o palestrante explicou que amiúde, “os colegas que gozam com os outros fazem-no sem pensar, mas acabam, por fazer mal aos outros, intimidando-os”.
Por isso, André Fernandes encorajou os jovens, desde cedo, a “assumirem a responsabilidade dos seus erros, pois esse é o único caminho que liberta e ajuda a crescer”.
“Para enfrentar os problemas do bullying também é importante conhecer os agressores e apurar o que está na origem desses comportamentos agressivos”, acrescentou.
Aos encarregados de educação, o orador, começou por chamar a atenção para o excessivo controlo sobre os filhos. “Quanto mais queremos proteger e controlar a vida familiar e em particular, os filhos, estragamos tudo”, disse.
“O mais importante em qualquer relação não é o controle, mas sim o acolhimento, o respeito e a empatia. Numa palavra: o amor. E o amor, para ser amor, confia, liberta e ajuda o outro a ser feliz!”, concluiu.
A iniciativa “Transformando Relações: Palestras Inspiradores” da autoria do coach profissional André Fernandes, foram uma iniciativa do Agrupamento de Escolas de Vimioso (AEV), que contou com os apoios do município e da CIM-TT.
HA