Mogadouro: Alegado ataque de lobos a rebanho causa a morte de 9 animais
O Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) está a avaliar um alegado ataque de lobos a um rebanho em Vila de Ala, em Mogadouro, após a morte de seis ovelhas e três cordeiros.
Na tarde de 8 de abril, “uma equipa de vigilantes da natureza do ICNF deslocou-se ao local [Vila de Ala] para efetuar a peritagem do alegado ataque, tendo sido reportadas seis ovelhas adultas mortas a que se juntam três cordeiros. Há também 15 ovelhas e quatro cordeiros desaparecidos”, indicou o ICNF.
De acordo com o ICNF, a peritagem efetuada será ainda submetida a análise técnica e, caso se confirme que o prejuízo foi provocado pelo lobo, o proprietário receberá a respetiva indemnização.
Desde janeiro, acrescentou o ICNF, há registo de seis ocorrências semelhantes tratadas pelas equipas de vigilantes da natureza do Parque Natural do Douro Internacional (PNDI), sendo que quatro delas foram registadas no concelho de Mogadouro.
O proprietário do rebanho, Mário Mora, afirmou acreditar que, na madrugada de segunda-feira, dia 8 de abril, houve um ataque de lobos aos seus animais.
“Tanto o meu pai como eu verificámos que havia vários cadáveres de ovelhas e cordeiros na zona onde pastavam. Pela mordida, depressa nos aperceberemos que se tratava de um ataque de um lobo ou lobos”, explicou Mário Mora.
Segundo o produtor pecuário, havia animais esventrados e outros com feridas graves e profundas na zona do pescoço, sendo que “os que sobreviveram às investidas do lobo ou lobos estão a ser tratados”.
“Do ataque resultou a morte de um carneiro, seis ovelhas e algumas crias de um mês ou dois”, indicou, acrescentando que esta foi a primeira vez que os seus animais foram atacados.
No seu rebanho, Mário Mora conta com 30 cabeças de gado.
Fonte: Lusa