Miranda do Douro: Bacalhau, cordeiro e vitela levam o público ao comércio local

De 5 de abril até 30 de junho, os restaurantes e snack-bares do concelho de Miranda do Douro promovem as Jornadas Gastronómicas, com os propósitos de destacar produtos como o bacalhau, o cordeiro mirandês e a vitela mirandesa e simultaneamente, impulsionar as comprar no comércio local.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Miranda do Douro (ACIMD), Bruno Gomes, indicou que após o sucesso da primeira edição, este ano vão participar nas Jornadas Gastronómicas, 23 restaurantes e cafés/snack-bares do concelho de Miranda do Douro.

Assim, no mês de abril, os restaurantes e snack-bares aderentes vão destacar nas suas ementas os pratos confeccionados com o bacalhau. Segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial de Miranda do Douro (ACIMD), Bruno Gomes, empresário da restauração, o bacalhau é um produto muito apreciado pelos visitantes espanhóis.

“Nas vindas a Miranda do Douro, os vizinhos espanhóis pedem com muita frequência pratos como o bacalhau assado e o bacalhau à Brás. Para além destes pratos, nas ementas dos restaurantes do concelho também há o bacalhau à zé do pipo, bacalhau com marisco, bacalhau com cogumelos, entre outras maneiras de confeccionar o bacalhau”, disse.

Em Maio, o produto em destaque é o cordeiro mirandês. E no mês de junho, é a vez da vitela mirandesa. Relativamente à carne destas raças autóctones, Bruno Gomes, indicou que são produtos muito procurados ao longo de todo o ano.

“A posta à mirandesa continua a ser o ex-líbris da gastronomia de Miranda do Douro. Mas também há outros pratos muito apreciados, como são o bife na caçarola, os bifinhos, a costeleta de vitela e o rodilhão”, disse.

Sobre o público que costuma participar nas Jornadas Gastronómicas, o empresário da restauração, indicou as famílias portuguesas e os casais de reformados espanhóis.

Para incentivar o público a participar nesta iniciativa, a ACIMD criou um concurso que dá prémios. Assim, por cada 25€ de despesas nos restaurantes ou 20€ nos cafés/ snack-bares, os clientes têm direito a um cupão.

“Os cupões que tiverem prémios dão a possibilidade de adquirir produtos no comércio local. Com esta iniciativa pretendemos incentivar as compras nos estabelecimentos comerciais da cidade e do concelho de Miranda do Douro, que estão a enfrentar dificuldades perante a concorrência das compras através da internet e das grandes superfícies”, explicou.

As Jornadas Gastronómicas 2024 é uma iniciativa da ACIMD, que conta com os apoios do município de Miranda do Douro e da empresa Margem – Consultoria e Formação Profissional.

A Associação Comercial e Industrial de Miranda do Douro (ACIMD) foi constituída em 16 de Outubro de 1986. 

Por razões geográficas, a economia do concelho de Miranda do Douro assenta no turismo e comércio com Espanha. 

Segundo a ACIMD, o comércio e os serviços representam 85% das atividades exercidas pelos seus associados, sendo que 65% trabalham no Comércio e serviços; 35% na Hotelaria e restauração; 10% nos Bens essenciais; 10%  na Indústria; e 5% no Artesanato.

HA

Deixe um comentário