Palaçoulo: Tanoaria J.M.Gonçalves participa em congresso na região com mais vinha no mundo

Nos dias 4 e 5 de abril, a Tanoaria J. M. Gonçalves vai participar no IV Congresso do Colégio Oficial de Enologia de Castela-La Mancha, em Cuidad Real (Espanha), a região com maior área de vinha no mundo, onde vai apresentar a inovadora barrica vulcânica “Onyx”.

De acordo com o sócio-gerente da Tanoaria J. M. Gonçalves, Lda., Sérgio Gonçalves, é a primeira vez que esta empresa localizada em Palaçoulo, participa neste congresso que reúne enólogos, investigadores, produtores de vinhos, estudantes e profissionais do setor vitivínicola, em Cuidad Real, capital da província de Castela La Mancha (Espanha).

Nesta participação, a Tanoaria J.M.Gonçalves vai apresentar no dia 5 de abril, a barrica vulcância “Onyx”, que segundo o diretor de qualidade, Sérgio Gonçalves, é um produto diferenciador porque assegura a ausência de aromas fumados no vinho.

“No congresso de enologia vamos apresentar um estudo científico, feito em colaboração com a Centro Tecnológico da Cortiça (CTCOR), segundo o qual a inovadora barrica “Onyx fusion”, que é tostada com recurso a pedras vulcânicas, (provenientes de países como a Islândia, Itália, Japão e E.U.A), o que elimina a presença de toxinas, permitindo assim aos enólogos criar um vinho com uma mineralidade equilibrada e maximizando a expressão da fruta”, explicou.

De acordo com o programa do IV Congresso do Colégio Oficial de Enologia de Castela La Mancha, para além da apresentação de estudos científicos, o evento contempla ainda a mostra de produtos e tecnologias inovadoras, assim como a prova de vinhos e palestras.

Sérgio Gonçalves justifica a assídua participação da tanoaria de Palaçoulo, em eventos e certames nacionais e internacionais, como é agora o caso do IV Congresso da Colégio Oficial de Enologia Castela-La Mancha, com o objetivo de criar proximidade com os clientes e potenciais clientes.

“É muito importante estabelecer esta proximidade com os clientes e potenciais clientes. Simultaneamente, a presença nestes eventos é uma oportunidade para acompanhar a evolução do setor vitivinícola, estar a par dos novos conhecimentos científicos e produtos”, justificou.

Questionado sobre a importância do mercado espanhol para a tanoaria J. M. Gonçalves, o empresário indicou Espanha, representa entre 30 a 40% das vendas anuais.

“A província espanhola de La Mancha, localizada a sul de Madrid, é a região do mundo com mais área de plantação de vinha, onde existem, atualmente, 460 mil hectares de vinha. E neste vasto território operam 500 empresas e cooperativas vitivinícolas”, indicou.

Segundo dados de Castilla-La Mancha, a vitivinicultura é uma das principais atividades económicas da região, com 80 mil viticultores e o setor vitivinícola representa 5% da economia desta província espanhola.

HA

Deixe um comentário