Sendim: Carnaval assinalou entrada da Quaresma

A Terça-feira de Carnaval foi festejada em Sendim, com o já tradicional desfile e o enterro do Entrudo, duas atividades organizadas pela freguesia local e que mais uma vez, reuniram centenas de pessoas na praça central da vila, para ver os disfarces, as máscaras e as sátiras dos grupos participantes.

Em Sendim, uma vila tradicionalmente agrícola é habitual enfeitar os tratores com tudo o que há em casa: sacas, toldos, alfaias agrícolas, etc..

O desfile de Carnaval iniciou-se no Largo de São Sebastião, onde se reuniram os oito grupos participantes – Comissão de Festas de Santa Bárbara, Oficina do Idoso, Escola Preparatória de Sendim, Rua Cruz da Canada, Rua de Santo António, Grupo de Fermoselle (Espanha) e o Grupo do Urrós – que em cortejo se dirigiram para a praça central, onde eram aguardados por uma numerosa multidão de pessoas.

De acordo com o presidente de União de Freguesias de Sendim e Atenor, Luís Santiago, (que também se vestiu a rigor para festejar o carnaval!), nesta vila do concelho de Miranda do Douro, a população tem gosto em festejar o carnaval, fazendo uso do humor e da sátira, assinalando alguns acontecimentos ocorridos na vila ao longo do ano.

“Em Sendim, o dia carnaval é uma oportunidade que é aproveitada para fazer algumas críticas, com humor e graça! Costuma dizer-se que neste dia se dizem as verdades a brincar! E o presidente da junta de freguesia também é um alvo dessas sátiras!”, disse com humor.

Após o desfile, ao final da tarde, realizou-se pelas ruas da vila, o “Enterro do Entrudo”, no qual participaram mais de 100 figurantes, cobertos com lençóis brancos e empunhando tochas de fogo.

Durante o cortejo até à praça central, ouviram-se gritos e choros sonoros das carpideiras (as pessoas a quem se pagava para chorar os defuntos durante os funerais).

“O Enterro do Entrudo é uma tradição que estamos a recuperar graças ao saudoso Tio Alfredo Júlio, que nos transmitiu esta herança cultural. O “Entrudo” é um boneco, feito de palha, que após o julgamento e a leitura do testamento é-lhe realizado o cortejo fúnebre.”, disse.

A propósito dos significados do Carnaval ou Entrudo, atente-se que ambas as designações referem-se ao período que antecede a Quarta-feira de Cinzas, que dá inicio à Quaresma.

Carnaval é a expressão mais usada e provém do italiano “carnevale”, que, por sua vez, significa a abstinência de carne durante os quarenta dias da Quaresma.

Já a palavra “Entrudo” deriva do latim “introitus” e significa “entrada”. Entrada onde? Na Quaresma, claro está.

Por isso, o entrudo ou carnaval é um tempo de folia para ganhar ânimo para os quarenta dias de jejum, penitência e oração, até à Páscoa.

HA

Deixe um comentário