Santulhão: Festival do Entrudo oferece 4 dias de folia
O Festival do Entrudo de Santulhão vai decorrer de 10 a 13 de fevereiro, com um programa variado de atividades que inclui uma montaria ao javali, concertos, passeio pedestre, workshop, rally papper, teatro, jantar do butelo, e no final a já tradicional expiação, desfile e julgamento do Entrudo.
De acordo com o Grupo Recreativo e Associativo de Santulhão (GRAS), antigamente, a folia do Entrudo era organizada espontaneamente pela população local e usavam-se máscaras feitas com cortiça, bolhacas e outros materiais. Os foliantes atiravam cinza ou farinha uns aos outros. Ainda hoje, quem pretenda participar no festival do Entrudo, em Santulhão, deve ir preparado, pois vai levar com farinha em cima!
Na edição deste ano, o festival inicia-se na manhã de sábado, dia 10 de fevereiro, com uma montaria ao javali. Para o serão, está programado o concerto de André Pires, no café Caçador.
No Domingo, dia 11 de fevereiro, os destaques são o passeio matinal pedestre (10 quilómetros) do Entrudo. Para a tarde, estão programados o workshop de Entrudos e um rally paper de tratores. À noite, há “Teatro com Fisga”, no café Teixeira.
Na segunda-feira, dia 12 de fevereiro, ao final da tarde, no novo pavilhão, em Santulhão, vai degustar-se o butelo com cascas.
A animação prossegue noite dentro com o arraial do grupo “Uno”.
No dia de Carnaval, 13 de fevereiro, realiza-se o desfile e julgamento do Entrudo.
A figura do Entrudo é um boneco feito em estrutura de madeira, vestido com roupas velhas e enchido com palha. Esta figura vai ser julgada e queimada pelos males que aconteceram na aldeia.
O Festival do Entrudo é uma iniciativa do Grupo Recreativo e Associativo de Santulhão (GRAS), que conta com os patrocínios do município de Vimioso, da Reserva da Bioesfera Transfronteiriça da Meseta Ibérica, da Freguesia de Santulhão, do Café Caçador e do Ministério da Cultura.
HA