Política: Cerca de 60 mil militantes socialistas podem votar na eleição do novo líder
Cerca de 60 mil militantes socialistas estão em condições de votar nas eleições diretas internas, agendadas para os dias 15 e 16 de dezembro, para a escolha do novo secretário-geral do PS e de 1.400 delegados ao congresso que vai realizar-se no mês de janeiro de 2024.
Estes dados foram divulgados em comunicado pela Comissão Organizadora do Congresso (COC) do PS, estrutura presidida pelo dirigente e deputado socialista Pedro do Carmo.
De acordo com a COC, dos 80 mil membros inscritos no PS, cerca de 60 mil regularizaram o pagamento das suas quotas até à passada sexta-feira e podem assim votar nos dias 15 e 16 para a escolha do novo secretário-geral e dos 1.400 delegados ao congresso, que se realizará na Feira Internacional de Lisboa (FIL) entre 5 e 7 de janeiro.
Além dos 1.400 delegados eleitos pelas “bases”, estarão no congresso mais 1.100 delegados que têm direito a inerência (mas sem direito a voto) por pertencerem a órgãos nacionais de estruturas do partido, ou por exercerem cargos de nomeação política pelo PS.
Tal como tem sido habitual no PS, as eleições diretas para a escolha do novo líder e dos delegados ao congresso fazem-se em dois dias.
No sábado, dia 16 de dezembro, há eleições nas federações do Algarve, Baixo Alentejo, Braga, Coimbra, Porto, Santarém, Viseu, Açores e Madeira. As votações terminam às 22:00 de sábado.
Ainda segundo a COC, entre quinta-feira e 11 de dezembro, decorre o período de entrega das listas concorrentes aos mais de 1.400 delegados a eleger para o XXIV Congresso Nacional do PS.
Fonte: Lusa