Miranda do Douro: Inauguração do gabinete de apoio ao agricultor

Por ocasião do 27º aniversário da Associação Nacional de Criadores de Ovinos de Raça Churra Galega Mirandesa – ACOM, foi inaugurado em Miranda do Douro, no dia 24 de setembro, um novo gabinete de apoio ao agricultor, com o objetivo de prestar um serviço de maior proximidade.

O novo gabinete da ACOM está instalado no rés-do-chão do edifício da junta de freguesia de Miranda do Douro, onde são prestados vários serviços como a elaboração das candidaturas ao Pedido Único (PU), apoio técnico junto dos serviços do ministério da agricultura, licenciamentos de explorações pecuárias, entre outros serviços.

Em Miranda do Douro, o gabinete de apoio aos agricultores da ACOM, funciona de 2º a 6ª feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Recorde-se que a Associação Nacional de Criadores de Ovinos de Raça Churra Galega Mirandesa – ACOM foi fundada em 1996, com sede no Posto Zootécnico de Malhadas.

Segundo a secretária técnica da ACOM, Andrea Cortinhas, a criação de ovinos no planalto mirandês é uma atividade que tem contribuído para a manutenção das populações nas zonas rurais.

O cordeiro Mirandês ou canhono mirandês é considerado um produto de Denominação de Origem Protegida (DOP) e é uma importante fonte de receita económica, com a venda da carne e da lã.

Para além do valor económico, os ovinos de raça churra galega mirandesa desempenham também um importante papel, na limpeza dos campos e na prevenção dos incêndios.

Em 2021, estavam registados no livro genealógico desta raça autóctone, 6762 animais.

HA

Deixe um comentário