Vimioso: “Caminhada com a médica” dedicada à artrose

No dia 7 de outubro, as Termas de Vimioso vão organizar mais uma “Caminhada com a Médica”, uma atividade que consiste num passeio pela natureza, acompanhados por uma profissional de saúde, que desta vez vai esclarecer os participantes sobre a doença da artrose e dar conselhos para um estilo de vida mais saudável.

De acordo com a médica de família, Raquel Diz, a artrose (ou osteoartrose) é a principal causa de incapacidade nas pessoas idosas e deve-se frequentemente à sobrecarga articular e ao excesso de peso.

“De um modo geral, as pessoas no distrito de Bragança, paralelamente à sua atividade profissional, também se dedicam à agricultura de subsistência, o que exige um grande esforço muscular e das articulações, quase sem tempos de repouso”, explicou.

A profissional de saúde referiu também que os excessos na alimentação e a consequente obesidade dificultam o controlo desta doença degenerativa, que afeta as principais articulações do corpo, como são as mãos, os joelhos, as ancas e a coluna vertebral

Para atenuar ou prevenir a artrose, recomenda-se o tratamento da obesidade (perda de peso), evitar sobrecargas articulares, a correção de anomalias articulares e o fortalecimento dos membros inferiores.

O tratamento para a artrose assenta em quatro princípios: educar a pessoa doente, aliviar os sintomas, minimizar a incapacidade e prevenir ou retardar a progressão da doença.

“Para o alívio dos sintomas há a medicação analgésica. Para a reabilitação, recomenda-se a fisioterapia, a hidroterapia e o tratamento termal. Finalmente, a cirurgia ortopédica pode corrigir algumas anomalias ou substituir algumas articulações por próteses”, explicou.

Sobre os benefícios dos tratamentos termais, a médica hidrologista, informou que as propriedades das águas das Termas de Vimioso são recomendadas para tratar as doenças reumatismais e músculo-esqueléticas.

“As águas sulfúreas das termas de Vimioso, com as suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas têm grandes benefícios para tratar e prevenir as artroses. A nível físico, através das técnicas termais, como a massagem. E a nível químico, o contato da água com o corpo e as articulações, diminui a dor e eventualmente pode retardar a progressão de doença”, explicou.

Segundo a profissional de saúde, a artrose pode ser diagnosticada, tratada e acompanhada nos centros de saúde, onde os médicos de família encaminham os doentes para as consultas de especialdade em reumatologia, ortopedia e/ou fisiatria.

Relativamente à originalidade da iniciativa “Caminha com a médica”, Raquel Diz acrescentou que caminhar na natureza é uma das atividades que mais benefícios traz para a saúde e previne várias doenças.

“A caminhada é a atividade física mais fácil de realizar e com a menor taxa de desistência. Por isso, é recomendada para pessoas com problemas ortopédicos, cardíacos ou com excesso de peso. A prática regular da caminhada tem muitos benefícios para a saúde”, destacou.

A participação na atividade “Caminha com a Médica”, agendada para o dia 7 de outubro, é gratuita. Para realizar a inscrição deve contatar as Termas de Vimioso, através do endereço de email: termasdevimioso@cm-vimioso.pt

HA

Deixe um comentário