Argozelo: Milhares de pessoas participaram na romaria de São Bartolomeu

O Santuário de São Bartolomeu, em Argozelo, voltou a receber no dia 24 de agosto, a visita de milhares de fiéis para celebrar a missa solene e a procissão em honra do apóstolo, numa festa religiosa que é considerada uma das maiores romarias da região, ao proporcionar também música, comida, diversões e arraial.

A 24 de agosto, a procissão em honra de São Bartolomeu decorre entre a capela nova e a capela primitiva, no santuário.

De 20 a 24 de Agosto, a vila de Argozelo, no concelho de Vimioso, atraiu milhares de fiéis e visitantes para participar nas celebrações religiosas, no programa musical e na tradicional feira franca, entre outras atividades.

A grande celebração desta romaria aconteceu no dia 24 de agosto, com a missa solene e a procissão, que voltou a atrair milhares de visitantes ao santuário, edificado a dois quilómetros da localidade. No decorrer da missa solene, o pregador, elogiou a devoção da população de Argozelo, para com o apóstolo, São Bartolomeu.

“Não há devoção a São Bartolomeu, como em Argozelo! São Bartolomeu foi um dos 12 apóstolos escolhidos por Jesus, para continuar a sua missão de anunciar a boa-nova do reino de Deus. Este apóstolo era um homem simples e reto, aberto à esperança. Por causa da inveja dos sacerdotes pagãos, sofreu o martírio no dia 24 de agosto, do ano 51 d.C.”, indicou.

Na homília, o sacerdote recordou o elogio que Jesus fez a São Bartolomeu: “Eis um verdadeiro israelita, em quem não há fingimento.” E acrescentou que Jesus conhece o coração dos homens.

“Tal como conheceu São Bartolomeu, Jesus conhece o coração de cada pessoa. E alegra-se com os corações retos e simples, como o de São Bartolomeu!”, disse.

Após a eucaristia seguiu-se a tradicional procissão com a imagem de São Bartolomeu, acompanhada pela música da banda filarmónica de São Mamede – Ribatua e uma numerosa multidão de fiéis.

Na noite do dia 24 de agosto, a festa em honra de São Bartolomeu encerra com o arraial, animado pela orquestra “Costa Rica”


São Bartolomeu

São Bartolomeu nasceu em Caná, na Galileia. O apóstolo Filipe conduziu-o a Jesus, tornando-se discípulo do Messias.

Bartolomeu era um pescador de Caná, mas conhecia bem a localidade de Nazaré, situada a apenas 8 km de distância. Por isso, era um pouco cético quando seu amigo Filipe lhe falou da proveniência de Jesus. Mas, Filipe encorajou-o dizendo: “Vem, ver”. Bartolomeu foi e logo que Jesus o viu, demonstrou-lhe uma confiança sem precedentes: “Eis, um verdadeiro israelita em quem não há fingimento”. Esta afirmação de Jesus, surpreendeu-o e perguntou-Lhe donde o conhecia. De facto, Bartolomeu era um homem simples, apegado à tradição e que meditava diariamente as Escrituras, conforme a Lei exigia. Após a desconfiança inicial, a adesão de Bartolomeu a Jesus foi total: “Tu és o Rei de Israel!” – exclamou.

A tradição relata que, depois da ascensão do Senhor, Bartolomeu pregou o Evangelho na Índia. Terá sido esfolado em Albanopólis, actual Derbent, na província russa do Daguestão.

Fontes: RMOP e Vatican News

HA

Deixe um comentário