São Martinho: Filme “Capa de Honras, a história do menino e do velho” teve lotação esgotada
O filme “Capa de Honras, a história do menino e do velho”, falado em mirandês e realizado por Rui Falcão, foi exibido no serão de Domingo, 20 de agosto, na casa do do povo, em São Martinho e teve lotação esgotada.
O filme, em mirandês, conta a história de uma amizade que se estabelece entre um ancião e um menino da aldeia, que sonha ir ao Luxemburgo visitar o pai, emigrante.
Ao longo da curta-metragem de 20 minutos, são evidenciadas algumas das caraterísticas mais identitárias da Terra de Miranda, como são a língua mirandesa, a dança dos pauliteiros, a capa d’honras mirandesa e os produtos endógenos da região, como são os cogumelos silvestres.
O filme foi realizado pelo cineasta Rui Falcão e contou com participação da população do concelho de Miranda do Douro, entre os quais, os pauliteiros da Póvoa. A música do filme é da autoria do compositor, Dinis Meirinhos, natural de São Martinho.
“A ideia de fazer este filme surgiu há vários anos, a propósito da apanha dos cogumelos. A partir daí comecei a construir uma história que envolvesse os emblemas da região, como são a língua mirandesa, os pauliteiros, a capa d’honras e outras tradições que são transmitidas às novas gerações”, explicou Rui Falcão.
Segundo o jovem realizador, neste trabalho cinematográfico também procurou evidenciar algumas das virtudes do povo mirandês, como são a honradez, o sentido de justiça e o respeito para com as pessoas e a natureza.
Uma das pessoas presentes na casa do povo, em São Martinho, para assisitir à exibição do filme foi a presidente do município, Helena Barril. Após ter assistido à curta-metragem, a autarca de Miranda do Douro, destacou a mais valia de associar os vários elementos culturais identitários da Terra de Miranda, às virtudes do povo mirandês.
Antes da exibição em São Martinho, o filme havia estreado no passado dia 25 de julho, no decorrer do 27º AVANCA Festival Internacional de Cinema, onde recebeu o Prémio Competição Avanca e Prémio Estreia Mundial.
O realizador Rui Falcão informou que nos próximos dois anos, o filme vai participar noutros festivais de cinema.
“Entretanto, também gostaria de continuar a mostrar o filme “Capa de Honras, a história do menino e do velho”, no concelho de Miranda do Douro e em especial, na minha aldeia natal, na Póvoa”, adiantou.
HA