Sendim: Festival de pauliteiros deu início à festa

Como já é tradição em Sendim, as Festas em Honra de Santa Bárbara iniciaram-se no Domingo, dia 6 de agosto, com o Festival de Pauliteiros, um evento cultural que este ano, para além dos grupos locais, contou com a participação dos grupos convidados de Duas Igrejas e dos Antigos Alunos do Orfeão da Universidade do Porto (AAOUP).

Os pauliteiros de Miranda – Sendim encerraram o IX Festival Ibérico de Pauliteiros.

O IX Festival de Pauliteiros iniciou-se às 17h00, na praça central de Sendim e o adro da igreja foi o palco das atuações para os vários grupos de pauliteiros. O festival começou com a atuação das jovens pauliteiras de Sendim. Seguiu-se a atuação dos pauliteiros de Duas Igrejas, um grupo fundado em 1945, sob a orientação do saudoso padre António Maria Mourinho.

A surpresa do festival deste ano foi a atuação dos mordomos da comissão de festas de Santa Bárbara, que num grupo constituído por homens e mulheres, presentearam o público com a dança de vários “llaços”.

A terceira atuação da tarde foi a dos Antigos Alunos do Orfeão da Universidade do Porto (AAOUP), que após anos de interregno decidiram recuperar a tradição da dança dos pauliteiros.

A última atuação coube aos anfitriões, os pauliteiros de Sendim, que assumem a missão dar a conhecer a tradicional dança dos paus, em Portugal e no estrangeiro. No corrente ano, os pauliteiros sendineses atuaram em Bimenes (Espanha) e em Zagreb (Croácia), aquando das comemorações do Dia de Portugal.

Após as atuações, a Casa do Pauliteiro de Sendim, homenageou os ex- pauliteiros e dirigentes, David Jantarada e Henrique Fernandes, pela dedicação e o serviço prestados à associação e à promoção da cultura local.

De acordo com o presidente da Casa do Pauliteiro de Sendim, David Brás, o festival de pauliteiros visa promover esta dança tradicional da Terra de Miranda e ganha especial relevo numa fase em que o município de Miranda do Douro apresentou a candidatura “Danças dos pauliteiros nas festividades”, ao Inventário Nacional de Património Cultural Imaterial.

No mesmo sentido, o vice-presidente do município de Miranda do Douro, Nuno Rodrigues, sublinhou a importância dos pauliteiros de Miranda, na defesa da identidade deste território e aproveitou o festival em Sendim, para apelar à unidade e ao trabalho conjunto dos grupos de pauliteiros do concelho.

“Se os vários grupos de pauliteiros trabalharem juntos e assumirem a missão de promover este território, estou convencido de que a candidatura da “Dança dos pauliteiros nas festividades” vai dar ainda mais visibilidade à nossa região”, disse.

O IX Festival Ibérico de Pauliteiro finalizou ao final de tarde de Domingo, dia 6 de agosto, mas as Festas em honra de Santa Bárbara, continuam até ao próximo dia 13 de agosto.

De acordo com o presidente da União de Freguesia de Sendim e Atenor, Luís Santiago, ao longo desta semana, são esperadas muitas pessoas na vila de Sendim, dado que é um período de férias e durante o qual se verifica o regresso e a estadia dos emigrantes e dos sendineses que vivem noutras localidades do país.

“No verão há muita gente que regressa a Sendim, para descansar e para participar nas festividades em honra de Santa Bárbara. A praça central de Sendim, por exemplo, e à semelhança do que aconteceu neste Domingo, com o IX Festival de Pauliteiros, vai estar sempre cheia de gente e muito animada! Aproveito para convidar todos a visitarem a vila de Sendim nesta semana de festa!”, disse.

No encerramento do festival, os vários grupos de pauliteiros dançaram em simultâneo.

HA

Deixe um comentário