Vimioso: “O folclore está na moda” – Elisabete Fidalgo
No dia 13 de agosto vai realizar-se o XXVI Festival de Folclore de Vimioso, um evento etnográfico que vai contar com a participação de cinco grupos, vindos de regiões como a Estremadura, o Minho, o Douro Litoral e Trás-os-Montes, o que tornam este espetáculo uma oportunidade de enriquecimento cultural e social.
Fundado em 1996, o Rancho Folclórico de Vimioso tem como missão preservar e divulgar os cantares e as danças que evocam as tradições, ofícios e os produtos mais caraterísticos do concelho de Vimioso.
De acordo com a presidente da Associação para o Desenvolvimento Cultural do Concelho de Vimioso (ADCCV), Elisabete Fidalgo, “o folclore está na moda” e há cada vez mais jovens a interessarem-se pela música e pela dança tradicional.
“Os jovens divertem-se muito ao dançar e cantar nos ranchos folclóricos. Esta participação também lhes permite conhecerem outras regiões, culturas e pessoas, no país e no estrangeiro, o que torna os jovens mais abertos, cultos e sociáveis”, disse.
Referindo-se ao XXVI Festival de Folclore de Vimioso, Elisabete Fidalgo, acrescentou que estes festivais também são oportunidades de enriquecimento cultural e social para toda a população.
“Ao visitarmos outras regiões e depois ao sermos visitados por outros grupos folclóricos, dá-se um encontro de pessoas e uma troca de culturas, a vários níveis: na música e nos instrumentos musicais, nas coreografias e na dança e nos trajes típicos da cada região. E portanto, estes encontros são verdadeiras oportunidades para aprender e evoluir como grupo tradicional que somos”, disse.
No dia 13 de agosto, o XXVI Festival de Folclore de Vimioso vai iniciar-se às 17h00, com a recepção aos ranchos convidados, seguido de um jantar convívio.
Para as 20h00 está programado o desfile etnográfico, seguido da entrega de lembranças e a colocação das fitas pelas entidades locais.
O festival de folclore tem início marcado para as 21h00, no parque municipal de Vimioso.
Nesta XXVI edição, os grupos etnográficos participantes são: o rancho folclórico de Vimioso (Trás-os-Montes), o rancho folclórico de Poceirão/Palmela (Estremadura), o rancho folclórico de São Martinho de Courel /Barcelos (Minho), o rancho folclórico de São Pedro da Bela Vista / Penafiel (Douro Litoral) e o rancho folclórico de Loureiro/Régua (Alto Douro).
HA