Vimioso: Candidaturas ao curso Termalismo e Bem-Estar

Estão abertas as inscrições para o curso técnico profissional superior (CTESP) em Termalismo e Bem-Estar, uma formação teórica e prática que visa formar profissionais para trabalhar em estâncias termais, como as Termas de Vimioso.

No ano letivo 2022/2023, o curso técnico profissional superior em “Termalismo e Bem Estar” contou com a participação de 17 alunos, oriundos de várias localidades dos distritos de Bragança e de Vila Real.

Luís Alves é um dos alunos que transitaram para o 2º ano do curso em Termalismo e Bem-Estar. Este jovem, de 30 anos, vivia no Porto e ao ter conhecimento da abertura do curso, decidiu regressar a Vimioso, onde tem família, para frequentar esta formação superior, que tem uma duração de dois anos (4 semestres).

“Vimioso é a terra onde cresci e quando soube da abertura deste curso em termalismo decidi inscrever-me, dada a existência das termas locais. Ao longo do primeiro ano de estudos, gostei bastante da formação e estou muito entusiasmado com a chegada do segundo ano letivo”, disse.

O curso em “Termalismo em Bem-Estar” está a ser lecionado nas instalações da Casa da Cultura, em Vimioso e tem prevista a realização de um estágio profissional nas termas locais, que vai decorrer no último semestre da formação.

Segundo o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), o curso em “Termalismo e Bem-Estar” tem por objetivo preparar os formandos para desempenharem várias funções nas estâncias termais, tais como planear e assegurar a realização de técnicas termais, técnicas de massagem, estética e bem-estar, utilizando os meios técnicos e equipamentos, de acordo com as necessidades e especificidades dos utentes.

Podem candidatar-se ao curso técnico profissional superior (ctesp), em “Termalismo e Bem-Estar”:

– os alunos com o 12º ano concluído:

– e os titulares de outros graus académicos.

As candidaturas podem ser realizadas, presencialmente, na Casa da Cultura de Vimioso ou através do portal do candidato do IPB.

O curso técnico profissional de Termalismo e Bem-Estar” resulta uma parceria entre o município de Vimioso e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

De acordo o presidente da Câmara Municipal de Vimioso, Jorge Fidalgo, esta oferta educativa visa valorizar as Termas de Vimioso, “o único complexo termal no distrito de Bragança” e proporcionar aos jovens uma oportunidade de prosseguir os estudos após a conclusão do 12º ano, sublinhando ainda que este curso é uma “porta de entrada para uma possível licenciatura na área da saúde”, disse.
Termas de Vimioso

HA

Deixe um comentário