Miranda do Douro: Patuscada do caracol volta a dar sabor à festa em honra de São Judas Tadeu
O bairro da Terronha, em Miranda do Douro, vai celebrar no fim-de-semana de 30 de junho, 1 e 2 de julho a festa em honra do apóstolo e mártir, São Judas Tadeu, com a já tradicional festa popular, em que um dos destaques é a 13ª patuscada do caracol.
De acordo com o presidente da comissão de festas da Terronha em honra de São Judas Tadeu, José Carvalho, esta festividade deve-se à iniciativa da antiga padeira do bairro, a senhora Alda Manhonho, considerada a mãe dos pobres, pela ajuda que prestava às famílias mais carenciadas.
Este ano, a Comissão de Festas da Terronha em Honra de São Judas Tadeu é constituída por cerca de 20 pessoas, que contam ainda com a ajuda de outras pessoas voluntárias. Entre as várias tarefas a realizar, há que contratar os conjuntos musicais, encomendar e cozinhar os vários petiscos como os caracóis, a entremeada, as sardinhas, o caldo verde, o pão e as bebidas.
A festa, que vai decorrer ao longo do fim-de-semana, começa na sexta-feira à tarde, dia 30 de junho, com a animação musical do grupo DM e a patuscada com os caracóis, as moelas e as bifanas. À noite, vai realizar-se o concerto da Banda de Música da Força Aérea Portuguesa e o primeiro dia da festa encerra com a música de um dj.
No sábado, dia 1 de julho, a festa prossegue com uma nova patuscada, desta vez com sardinhas assadas, entremeada e caldo verde. Para animar a festa, vai atuar o grupo NV3, seguido do concerto “Oito Mãos – Monumentos com Música Dentro”. O sábado termina com karaoke e a atuação de um dj da casa.
No Domingo, vai celebrar-se a missa campal em honra de São Judas Tadeu, junto ao jardim do Arquivo Municipal e à imagem de São Judas Tadeu, que está instalada no jardim da senhora Alda Manhonho.
A Festa em Honra de São Judas Tadeu é uma iniciativa da Comissão de Festas da Terronha, que conta com os apoios do município de Miranda do Douro e da freguesia local.
São Judas Tadeu São Judas Tadeu foi um dos doze Apóstolos. Segundo o evangelista João, durante a Última Ceia, Judas Tadeu perguntou a Jesus: "Senhor, como Te vais manifestar a nós e não ao mundo?". Ao que Jesus respondeu: "Se alguém me tem amor, há-de guardar a minha palavra; e o meu Pai o amará, e Nós viremos a ele faremos nele morada"(Jo 14, 22-23). A resposta de Jesus significa que Deus deve ser acolhido com o coração. O Senhor quer fazer parte da na nossa vida, mas para que isso aconteça há que abrir-Lhe o coração.
HA