Cultura: Final dos jogos tradicionais reuniu 300 participantes
No Domingo, dia 18 de junho, mais de 300 pessoas oriundas dos nove concelhos da Comunidade Intermunicipal – Terras de Trás-os-Montes (CIM-TT), participaram, em Vila Flor, na segunda edição da final do Campeonato de Jogos Tradicionais, que tem como propósito revitalizar estas atividades lúdicas e típicas da região.
O Parque de Campismo do Peneireiro, em Vila Flor, foi o local escolhido para a realização da final dos jogos distritais tradicionais, como são o fito, a raiola, a relha, a malha, a tração à corda e a corrida de sacos.
A final distrital reuniu em Vila Flor, os vencedores dos jogos tradicionais dos nove concelhos que compõem a CIM-TT. São eles: Bragança, Alfândega da Fé, Mirandela, Miranda do Douro, Mogadouro, Vimioso, Vinhais, Vila Flor e Macedo de Cavaleiros.
Com este evento, a CIM-TTM pretende recuperar e valorizar os jogos tradicionais, património imaterial de enorme importância para a memória coletiva, que noutros tempos eram motivo de lazer, convívio e de festa entre as pessoas das aldeias , vilas e cidades da região, mas com tendência para caírem no esquecimento.
Segundo a CIM-TT, o objetivo é também envolver os mais jovens e as crianças, para que os jogos tradicionais continuem a ser praticados.
A final distrital, em Vila Flor, incluiu ainda um campeonato “inclusivo”, com jogos adaptados, nos quais participaram os utentes de várias instituições de solidariedade social (IPSS).
Fonte: Lusa e HA