Santulhão: I Feira do Azeite promoveu os produtos e as tradições

No fim-de-semana de 3 e 4 de junho, a I Feira do Azeite e da Oliveira Santulhana, realizada no novo Centro de Promoção dos Produtos Locais e Tradições de Santulhão, despertou o interesse da população do concelho de Vimioso e também de alguns visitantes, que ficaram deliciados com a qualidade dos produtos e com as tradições culturais.

A atuação do Rancho Folclórico e Etnográfico de Vimioso encerrou a I Feira do Azeite e da Oliveira Santulhana.

A propósito deste novo certame, António Santos, vice-presidente do município de Vimioso, referiu que a autarquia continua muito empenhada na valorização dos produtos do concelho.

“O azeite produzido pela oliveira santulhana já é considerado um produto de excelência, que se distingue pelo sabor e pelo aroma caraterísticos. Arrisco dizer que é um dos melhores azeites do mundo! Estas feiras têm por objetivo dar a conhecer a qualidade dos nossos produtos locais e regionais e ao mesmo tempo apoiar os produtores e incentivar a fixação de pessoas no concelho de Vimioso”, disse.

Sobre a inauguração do Centro de Promoção dos Produtos Locais e Tradições de Santulhão, o autarca vimiosense informou que este investimento visa dotar a localidade de Santulhão, de um espaço moderno e eficiente, para a realização de eventos, como foi a I Feira do Azeite e a Oliveira Santulhana.

Por sua vez, o presidente da freguesia de Santulhão, Jorge Gonçalves, considerou que este novo espaço é uma mais-valia para a localidade.

“Apesar das obras na envolvência exterior ainda estarem a decorrer, o Centro de Promoção dos Produtos Locais e Tradições de Santulhão proporciona um ambiente acolhedor ao público, o que torna os eventos ainda mais atrativos”, sublinhou.

Numa primeira avaliação da I Feira do Azeite e da Oliveira Santulhana, que decorreu nos dias 3 e 4 de junho, o autarca de Santulhão, mostrou-se otimista quanto ao futuro deste evento, dada a adesão da população local e a afluência de visitantes na I edição do certame.

Relativamente às atividades paralelas desenvolvidas no decorrer da feira, como foram o passeio BTT, o workshop de fotografia, o passeio interpretativo e o passeio pedestre, o autarca local, informou que na próxima edição vão divulgar estas atividades com mais antecedência de modo a ter uma maior participação do público.

“No próximo ano e em futuras edições, queremos que o evento cresça, assente sobretudo no bem receber e na simpatia que carateriza a população de Santulhão”, disse.

Do lado do expositores, Paulo Rosário, produtor local de cogumelos, estava muito satisfeito com as vendas realizadas no decorrer da I Feira do Azeite e da Oliveira Santulhana.

“As pessoas apreciam cada vez mais os cogumelos na alimentação. São fáceis de cozinhar, basta adicionar azeite e alho numa frigideira, salteá-los um pouco e no final adicionar uma pitada de sal e salsa”, explicou.

Por sua vez, Guilhermino Carvalhinho, representante da marca de azeite “Terras do Sabor”, também expressou a sua satisfação pelo modo como decorreu a I Feira do Azeite e da Oliveira Santulhana.

“O azeite é o principal produto desta feira. Apesar do aumento do preço do litro de azeite para 6€, as vendas correram bem”, informou.

Questionado sobre a política do município de Vimioso de apostar na promoção dos produtos locais, em feiras temáticas nas várias freguesias do concelho, o jovem empresário, concordou inteiramente com esta estratégia e lembrou que Santulhão, sendo uma das localidades mais populosas do concelho, merecia uma feira dedicada ao azeite.

Do lado do público, Luiza Prada, que visitou ao longo dos dois dias a I Feira do Azeite e da Oliveira Santulhana, considerou que é fundamental organizar eventos desta natureza, dado que promovem os produtos locais e mantêm vivas as tradições.

“Fiquei emocionada com a I Feira do Azeite e da Oliveira Santulhana, onde pude reviver algumas das tradições, como são o folclore local. Estes eventos chamam muito a atenção dos visitantes e atraem os turistas para o interior do país ”, disse.

A visitante, que tem raízes em Carção e Santulhão, revelou que teve o cuidado de gravar alguns vídeos e fotografias do certame, para futuramente mostrar a cultura do nordeste transmontano a pessoas de outras latitudes.

A I Feira do Azeite e da Oliveira Santulhana foi coorganizada pela Freguesia de Santulhão e o Grupo Recreativo e Associativo de Santulhão (GRAS). O evento contou com o apoio do município de Vimioso e a colaboração das associações AEPGA, da Palombar e ACB.

HA

Deixe um comentário