Miranda do Douro: Balbina Mendes apresentou “A segunda pele” em livro

Na tarde de Domingo, dia 21 de maio, a artista, Balbina Mendes, apresentou no miniauditório, em Miranda do Douro, o seu novo livro “A segunda pele”, uma obra com textos e imagens da exposição dedicada às máscaras.

O livro, agora publicado, é uma reprodução da exposição “A segunda pele”, que esteve em exibição no Museu da Terra de Miranda, de 19 de agosto até 23 de outubro de 2022 e contou com o apoio do município de Miranda do Douro.

Na sessão de apresentação, a presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, afirmou que a artista, natural de Malhadas, é uma marca identitária da Terra de Miranda.

Esta opinião foi corroborada pela diretora do Museu da Terra de Miranda (MTM), Celina Pinto, que moderou a sessão, realizada no miniauditório.

“Quando nos sentimos identificados com o território somos capazes de realizar feitos extraordinários”, disse, referindo-se a Balbina Mendes.

Outra marca identitária da região, a língua mirandesa, também teve um lugar de destaque na apresentação do novo livro da artista, já que foram recitados vários poemas, em mirandês, por António Bárbolo, Teresa Subtil e Alfredo Cameirão.

Na crítica ao livro “A segunda pele”, o escritor, Joaquim da Silva e o jornalista, Djalme Neves, expressaram a sua admiração pela profunda ligação de Balbina Mendes à sua terra de origem.

“Balbina Mendes nunca saiu da Terra de Miranda. É uma habitante permanente desta região”, disseram.

Na sua intervenção, a artista, Balbina Mendes, agradeceu a presença do público na apresentação do seu novo livro e mais uma vez, destacou a importância da língua mirandesa na identidade cultural da região.

Sobre a série de pinturas “A Segunda Pele”, que agora estão presentes em livro, Balbina Mendes havia explicado que estes trabalhos resultam do fascínio pela máscara.

“As máscaras ocultam e denunciam, escondem e revelam”, disse.

A apresentação do livro contou com a animação musical do trio “Hardança”, que pela voz de Fabiola Mourinho, interpretaram temas, em português e mirandês, tais como “Daqui não saio, daqui ninguém me tira” e “As froles de las arribas”.

No final da apresentação, Balbina Mendes disponibilizou-se para autografar o novo livro e seguiu-se um porto de honra, acompanhado da degustação da Bola Doce Mirandesa.

HA

Deixe um comentário