Miranda do Douro: Mirandeses celebraram o aniversário da diocese com o anúncio da visita do novo bispo

No Domingo, dia 21 de maio, a comemoração dos 478 anos da fundação da diocese em Miranda do Douro, contou com a visita do administrador diocesano, monsenhor Adelino Paes, que veio saudar os mirandeses e mirandesas e anunciar que o novo bispo, D. Nuno Almeida, vem visitar a cidade (berço da diocese) após a tomada de posse, a 25 de junho.

No final da eucaristia realizou-se a tradicional procissão à volta da Concatedral, com a imagem de Santa Maria Maior, patrona da cidade de Miranda do Douro.

A comemoração do 478º anoversário da elevação de Miranda do Douro a sede de diocese, iniciou-se na manhã de Domingo, dia 21 de maio, com o repicar dos sinos em todas as igrejas do concelho.

Depois, na cidade, às 10h30 iniciou-se o desfile dos estandartes paroquiais, acompanhados pela Associação Filarmónica Mirandesa, até à concatedral.

Na antiga sé, celebrou-se a Eucaristia às 11h00. No início desta celebração, o administrador diocesano, monsenhor Adelino Paes, quis estar presente para saudar os mirandeses e mirandesas, nesta data histórica, em que se assinala a fundação da diocese.

Segundo a história, a antiga “Diocese de Miranda” foi fundada a 22 de Maio de 1545, pelo Papa Paulo III, a pedido do Rei D. João III. Nessa época, a diocese de Miranda do Douro era constituída pelos arciprestados de Miranda do Douro, Bragança, Lampaças, Mirandela e Monforte.

Na sua visita, o administrador diocesano anunciou que o novo bispo, D. Nuno Almeida, virá a Miranda do Douro, após a tomada de posse, marcada para o dia 25 de junho, na Sé de Bragança.

Por sua vez, a presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, presente na celebração, agradeceu a visita do monsenhor Adelino Paes, bem como o trabalho que o sacerdote desenvolveu à frente da diocese, no período vacante.

Agora que foi nomeado o novo bispo, a autarca mirandesa expressou alegria pela vinda de D. Nuno Almeida a Miranda do Douro e sugeriu que a visita se realize no dia 9 de julho.

Na celebração da Eucaristia, alusiva ao 478º aniversário da elevação de Miranda do Douro a sede de diocese, o padre Manuel Marques, leu a mensagem que o recém nomeado bispo dirigiu aos diocesanos.

Na referida carta, Dom Nuno Almeida, começou por saudar “as famílias e as comunidades que na vasta região do nordeste transmontano, louvam o Senhor e procuram viver o Evangelho”.

O novo bispo de Bragança-Miranda dirigiu-se, em particular, “aos que mais sofrem e vivem momentos difíceis, enviando-lhes uma palavra de alegria e de esperança e a certeza da sua disponibilidade para servir as crianças, os jovens, os adultos, os pais, as mães de família e os mais velhos em idade e no caminho percorrido.”

D. Nuno Almeida agradeceu a dedicação dos “leigos e leigas, que nos serviços diocesanos, nas paróquias e nos movimentos eclesiais colocam ao serviço dos outros o próprio tempo e capacidades, na catequese, na liturgia e na caridade.”

Na mensagem, o bispo de Bragança-Miranda pede orações aos diocesanos para que o ajudem a viver com entusiasmo esta nova missão.

«A missão da igreja é anunciar a alegria do Evangelho e construir comunidades fraternas! E o bispo deve ser a primeira testemunha! A todos peço a vossa oração, para que me ajudem a viver o lema episcopal: “Estou entre vós como aquele que serve
(Lc 22,27)”», escreveu o novo bispo de Bragança-Miranda.

No final da celebração eucarística realizou-se a tradicional procissão à volta da concatedral, com a imagem de Santa Maria Maior, patrona da cidade de Miranda do Douro, acompanhada dos estandartes paroquiais e da Associação Filarmónica Mirandesa.

Após a celebração religiosa, a presidente do município de Miranda do Douro, agradeceu a participação das várias paróquias do concelho, que “embelezaram e dignificaram” a comemoração do 478º aniversário da diocese.

“O município de Miranda do Douro associou-se desde logo a esta iniciativa da unidade pastoral de Santa Maria Maior e ao seu impulsionador, o pároco de Miranda do Douro, o padre Manuel Marques, para que juntos consigamos perpetuar a memória da fundação da diocese e sublinhar a importância que Miranda do Douro teve e continua a ter na história da igreja local”, disse.

A comemoração do 478º aniversário da diocese encerrou com um almoço convívio entre todos os participantes.

HA

Deixe um comentário