Argozelo: Feira da Rosquilha assinala o 22º aniversário da vila

No fim-de-semana de 25 e 26 de março, aquando da celebração do 22º aniversário de elevação de Argozelo a vila, vai realizar-se a XVI Feira da Rosquilha, um certame anual, em que a grande atração é a rosquilha, um doce tradicional, cujo êxito e sabor se deve à excecional qualidade dos produtos locais.

A povoação de Argozelo, no concelho de Vimioso, foi elevada à categoria de vila, no dia 7 de junho de 2001.

Ontem, como hoje, Argozelo continua a ser uma das mais importantes freguesias do concelho de Vimioso. E se já não há extração mineira, cabe agora à rosquilha assumir o protagonismo na vila, pelo menos nesta altura do ano.

De acordo com o presidente da freguesia de Argozelo, José Manuel Miranda, a rosquilha é tão apreciada pelo público, que nem mesmo o elevado preço de 10 euros/ quilo, demove o interesse das pessoas, em encomendar antecipadamente este produto local.

“No ano passado, na tarde do primeiro dia da Feira já não havia rosquilhas para vender”, recordou.

Em Argozelo, a senhora Fátima Vaqueiro é uma das pessoas mais conceituadas no fabrico deste doce tradicional. Segundo a especialista, os ingredientes das tão apreciadas rosquilhas são: farinha, ovos caseiros, manteiga pura, azeite de Argozelo, açúcar, aguardente e sumo de laranja natural.

“Para que as rosquilhas sejam saborosas, os ingredientes têm que ter muita qualidade. Esse é o segredo. Depois de tudo bem amassado e de dar forma às rosquilhas, levam-se ao forno durante quinze minutos”, revelou.

No decorrer da feira e com o objetivo de dar a conhecer melhor esta iguaria de Argozelo e assegurar a continuidade na sua confeção, está programada a realização do workshop da Rosquilha – História e Confeção.

No espaço da feira são esperados 30 produtores, que vão expor os produtos mais caraterísticos da região, com destaque para as rosquilhas, claro está, mas também para os folares de Páscoa, o fumeiro, o pão, o azeite, o vinho, os licores, os frutos secos, entre outros produtos e ainda os artigos de artesanato.

Uma das novidades na edição deste ano da Feira da Rosquilha é a apresentação do livro “Argozelo – Apontamentos para uma Monografia”, um trabalho realizado pelo professor Carlos Oliveira.

«O livro ‘Argozelo – Apontamento para uma Monografia’ é uma coletânea de artigos que José Manuel Miranda Lopes escreveu para jornais locais e revistas científicas nacionais sobre a etnografia e a história de Argozelo”, indicou.

Ao longo dos dois dias, o certame vai oferecer muita animação musical, protagonizada pelos grupos: gaiteiros de Santulhão, Rancho Folclórico de Vimioso, TC Music e pelos Pauliteiros de Palaçoulo.

No dia 26 de março, a feira em Argozelo, abre as portas ao público com o programa de rádio, em direto: “Domingão do Tio João”.

Dado que é Domingo, outro motivo de interesse é a celebração da Eucaristia, no recinto da feira. À tarde, espera-se que a luta de touros mirandeses atraia, como habitualmente, muito público a vila de Argozelo.

A propósito de público, ao certame acorrem todos os anos, muitos emigrantes vindos de Espanha e de França, que aproveitam este certame anual para visitar a terra de origem e os seus familiares.

A Feira da Rosquilha é organizada pela junta de freguesia de Argozelo e conta com o apoio do município de Vimioso.

HA

Deixe um comentário